15 de abril de 2008



"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO"

Coluna de Noticias

Edição Nº 058
Hermes Alves de Oliveira
Contatos: (084) 9921-5275/8848-2592 –
hermesoliveira1@hotmail.com

---------------------------------------------------
MOSSORÓ/RN, terça-feira, 15 de abril de 2008.


DE CAFÉ E DENGUE – Enquanto as prefeituras arrecadam, anualmente, polpudas verbas por conta do mosquito Aedes Aegypti, a bióloga Alessandra Laranja, do Instituto de Biociências da UNESP (campus de São José do Rio Preto), durante a pesquisa da sua dissertação de mestrado, descobriu que a borra de café produz um efeito que bloqueia a postura e o desenvolvimento dos ovos do mosquito. Leia no Fique Sabendo, nesta edição, a forma simples e barata ao combate a epidemia.

Já o Agrônomo Reinaldo José Rodella (Piracicaba) aconselha diluir vinagre em água contaminada, confira slide anexo.

ROBERTO GUEDES DISSE
em sua coluna diária no Jornal de Fato, de 11/04, o seguinte:
Salários congelados - Os salários dos servidores estaduais em todo o país estão congelados desde a última terça-feira, à exceção daqueles que agregarem reajustes determinados pela justiça. Entrou em vigor neste dia 8 o prazo em que agentes políticos não podem reajustas salários do funcionalismo sob suas ordens.

LEI ESTADUAL 3.051/98 – Profª. Socorro Batista, recebi seu e-mail sobre "Gratuidade de Documentos Roubados". Esta lei é estadual, só vale no Estado do Rio de Janeiro. Já esclareci este assunto há poucos dias aqui no DC – Coluna de Notícias. Se quiseres poderei enviar-lhe a edição, com todo o prazer.

APOSENTADOS
O Projeto de Lei 2682/07, do deputado Cleber Verde (PRB-MA), permite aos aposentados do regime geral da Previdência Social renunciar ao benefício a qualquer tempo. Pela proposta, nessa hipótese o beneficiado não terá de restituir nada à Previdência e poderá recomeçar a contagem do tempo de serviço para ter direito à aposentadoria integral ou para aumentar a base de cálculo necessária à aposentadoria proporcional.

De acordo com Cleber Verde, embora não seja vedada na legislação, a reversão da aposentadoria vem sendo negada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O deputado esclarece que a pretensão da proposta não é permitir a acumulação de benefícios, mas garantir a renúncia ao benefício atualmente recebido para se ter direito ao recebimento de outro, no mesmo regime mas em condições mais vantajosas.

Tramitação - O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. FONTE: www.camara.gov.br

CONQUISTE SEU EMPREGO – A PREFEITURA MUNICIPAL DE MOSSORÓ está oferecendo 97 vagas através de concurso público, para vários cargos, com escolaridade de 2º e 3º Graus, as inscrições estão abertas até o dia dezoito de abril de dois mil e oito. Salários até R$ 640,05.

PARA PROCURADOR são 10 vagas, Nível Superior, através de concurso público, as inscrições estão abertas até o dia dezoito de abril de dois mil e oito. Salários até R$ 2.086,07. Maiores informações pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

FIQUE SABENDO... "Café, a nova arma contra o mosquito da dengue". (FONTE: e-mail do amigo Ronaldo Cruz – DATANORTE/COHAB, 13/04/2008).
COMBATE = CAFÉ X DENGUE (Escotismo fazendo a sua parte).


"Uma cientista paulista, a bióloga Alessandra Laranja, do Instituto de Biociências da UNESP (campus de São José do Rio Preto), durante a pesquisa da sua dissertação de mestrado, descobriu que a borra de café produz um efeito que bloqueia a postura e o desenvolvimento dos ovos do Aedes Aegypti.

O processo é extremamente simples: o mosquito pode ser combatido colocando-se borra de café nos pratinhos de coleta de água dos vasos, no prato dos xaxins, dentro das folhas das bromélias, e a borra de café, que é produzida todos os dias em praticamente todas as casas tem custo zero.

O único trabalho é o de colocá-la nas plantas, inclusive sendo jogada sobre o solo do jardim e quintal. Os especialistas em saúde pública, entre eles médicos sanitaristas estão saudando a descoberta de Alessandra, uma vez que, além da ameaça da Dengue 3, possível de acontecer devido às fortes enxurradas de final de ano, surge outra ameaça, proveniente do exterior: a da Dengue tipo 4.

Conforme explica a bióloga, 500 microgramas de cafeína da borra de café por mililitro de água bloqueia o desenvolvimento da larva no segundo de seus quatro estágios e reduz o tempo de vida dos mosquitos adultos. Em seu estudo ela demonstrou que a cafeína da borra de café altera as enzimas esterases, responsáveis por processos fisiológicos fundamentais como o metabolismo hormonal e da reprodução, podendo ser essa a causa dos efeitos verificados sobre a larva e o inseto adulto.

A solução com cafeína pode ser feita com duas colheres de sopa de borra de café para cada meio copo de água, o que facilita o uso pela população de baixa renda e pode ser aplicada em pratos que ficam sob vasos com plantas, dentro de bromélias e sobre a terra dos vasos, jardins e hortas.


O mosquito se desenvolve até mesmo na película fina de água que às vezes se forma sobre a terra endurecida dos jardins e hortas, também na água dos ralos e de outros recipientes com água parada (pneus, garrafas, latas, caixas d'água etc.).
A borra não precisa ser diluída em água para ser usada como, diz a bióloga. Pode ser colocada diretamente nos recipientes, já que a água que escorre depois de regar as plantas vai diluí-la.


Ou seja: ela recomenda que a borra de café passe a ser usada, também, como um adubo ecologicamente correto. Atualmente, o método mais usado no combate ao Aedes Aegypti é o aspersão dos inseticidas organofosforados, altamente tóxicos para homens, animais e plantas. Que tal colaborarmos, repassando a mensagem e aplicando a borra de café???

Luciana Rocha Antunes – Bióloga, especialista em Gestão Ambiental. Mestranda em Agroecologia e Desenvolvimento Rural UFSCar e Embrapa Meio Ambiente Tel: (55) 8156-7751 lurantunes@yahoo.com.br

REGISTROS:

v Contagem do tempo: Ano: 2008, Dias: 106, Semana: 15ª e término: 260 dias.

v Ontem (14) foi Dia da América, Dia do Pan-Americano do Café e Dia do Desenhista. Hoje é Dia da Conservação do Solo e Dia do Desarmamento Infantil e amanhã (16) é Dia do Lions.

v Hoje é 111º aniversário de nascimento de Padre Luiz Mota (1897), em Mossoró, Vigário e Prefeito no ano de 1922.

v Recebi e estou recebendo e-mails dos(as) amigos(as): Erneide Alves – UERN (Mossoró), Flávio Resende (Natal), Gislene Kelly, José Mário - TRT (Natal), José Santos Diniz, Linaura Freitas – IPERN (Mossoró) e Socorro Batista - UERN (Mossoró).

**********PANO RÁPIDO**********
**** Brasil reduz e 65% mortalidade de crianças até cinco anos desde 1990 e já é o 2º no Ranking dos mais eficientes. FONTE: Blah!/Globo.com, 11/04/2008;

**** Polícia Federal diz que banco demoram a cumprir quebra de sigilo autorizados pela justiça. FEBRABAN nega. FONTE: Blah!/Globo.com, 11/04/2008;

**** Governo declara Tenofovir, parte do coquetel anti-Aids, de interesse público e abre caminho para quebrar patente. FONTE: Blah!/Globo.com, 10/04/2008;

**** CNBB denuncia ameaça de morte a 3 bispos do Pará para forçar estado a investigar e dar mais segurança a eles. FONTE: Blah!/Globo.com, 10/04/2008;

DEDICO esta edição a todos os desenhistas e agentes do Lions.

"Quem canta...

Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo / E com cinco ou seis retas / É fácil fazer um castelo... . (Canta: Toquinho, de Toquinho, Vinícios de Morais, G. Morra e M. Fabrizio).
os males espanta".
LEIA TAMBÉM:
www.sistemajma.blogspot.com (BREVEMENTE EM SITE).

____________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre qualquer assunto abordado nesta página da internet. A sua opinião é muito importante para a realização do nosso trabalho.

José Maria Alves - Editor Geral