4 de março de 2008

“DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO - Coluna de Noticias”
Edição Nº 042 - Atualizado às 00h. - Fontes de informação: rádios, tvs, jornais e e-mails.
Hermes Alves de Oliveira (Mossorense, Funcionário Público Estadual e Sindicalista).
Contatos: (084) 9921-5275/8848-2592 – hermesoliveira1@hotmail.com
------------------------------------------
MOSSORÓ/RN, terça-feira, 04 de março de 2008.

Data maior no próximo sábado (08), de hoje até domingo estarei homenageando a mulher na série Fique Sabendo..., com temas relacionados à sua saúde. O tema de hoje é vaginite, confiram!

O SECRETÁRIO-GERAL DA CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL (CNBB), d. Dimas Lara Barbosa, disse na sexta-feira (29) que a campanha feita pela Igreja contra o uso de células-tronco embrionárias tem um objetivo maior: evitar precedentes para liberação do aborto.
"Isso poderia abrir caminho. Tudo começa nesta primeira transigência", afirmou. A CNBB deverá encaminhar nesta semana a cada um dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) um apelo para que julguem procedente a ação que pede a proibição do uso dos embriões em pesquisas.

AINDA SOBRE ABORTO, repasso (anexo) um slide, com o título Aborto na China, que o Prof. Gilmar Henrique (UERN/FALA) me enviou com seguinte apelo: “Solicito a gentileza de 'encaminhar' o material anexo para todos os seus contatos. Mesmo que você não seja de acordo. Há muita injustiça e crueldade sendo praticada em nosso nome e em nome de Deus sem que saibamos”.
Obrigado amigo professor, não podemos calar diante de tantas barbaridades, mande sempre que estamos às ordens.

PERMITIR A FORMAÇÃO complementar de agentes atuantes na área dos Direitos Humanos, possibilitando, a estes, aprofundamento e fundamentação científica sobre a temática, que se constituirão em ferramentas para a prática da promoção e tutela dos Direito Humanos, é o objetivo geral do Curso de Especialização em Direitos Humanos que a Faculdade de Direito da UERN promove no período de seis de março deste ano, a dez de abril de dois mil e nove.
O Primeiro Módulo será ministrado pelo Professor Lauro Gurgel de Brito e o Segundo Módulo pelo Professor José Herval Sampaio Júnior. O processo seletivo se deu entre os dias 18 e 22 de fevereiro, cinqüenta e cinco candidatos se inscreveram para as quarenta e cinco vagas disponíveis. Nossos parabéns a todos os que fazem FAD, de que me orgulho em fazer parte deste grupo.

O PROCESSO SELETIVO VOCACIONADO DA UERN 2008 (vestibular) encerrado na manhã de ontem, teve como novidade a transferência dos cursos Gestão Ambiental e Turismo, antes oferecidos no Núcleo de Areia Branca/RN, para o Campus Universitário Central em Mossoró/RN. O professor Valdomiro Morais – Presidente da COMPERV, confirma o dia onze de abril para divulgar a lista com os nomes dos aprovados.
As maiores concorrências no vestibular deste ano da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte foram para os Cursos de Medicina e Direito. Por tratar-se de duas carreiras com inúmeras alternativas de emprego e salários elevados, a corrida a estes vestibulares tem sido cada vez maior a cada ano.

CONQUISTE SEU EMPREGO – O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão publicou edital para concurso público e as inscrições estão abertas até o dia onze de março de dois mil e oito. Seiscentas vagas para vários cargos e a escolaridade exigida é de Nível Superior, salário até R$ 10.632,61. Maiores informações pelo site: http:// www.pciconcursos.com.br/concursos
____________________________________________________________________
FIQUE SABENDO... Vaginite.
Um dos mais comuns e mais irritantes problemas que afeta a saúde da mulher é o corrimento vaginal também chamado de vaginite É uma das causas mais freqüentes de visita ao médico ginecologista. Caracteriza-se por uma irritação vaginal ou um corrimento anormal que pode ou não ter cheiro desagradável. Pode haver também coceira ou ardor na vagina ou vontade mais freqüente de urinar.
Os corrimentos podem ser causados por: infecções vaginais, infecções cervicais e ou do colo do útero e doenças sexualmente transmissíveis.
O diagnóstico é feito pelo médico ginecologista através da anamnese (perguntas para a paciente), exame ginecológico e eventualmente exames de papanicolau ou exames de laboratórios. É bom esclarecer que nos casos de corrimentos o diagnóstico clínico tem muito valor. Portanto uma visita ao ginecologista é indispensável. Nem sempre exames de laboratório negativos significam ausência de problemas. Os corrimentos mais comuns são: candidíase, tricomoníase, vaginose bacteriana, cervicites e outros corrimentos crônicos.
_____________________________________________________________________

REGISTROS:
ü Amanhã é 99º aniversário de nascimento de Antônio Gonçalves da Silva, dito Patativa do Assaré, nasceu a cinco de março de 1909 na Serra de Santana, pequena propriedade rural, no município de Assaré/CE;
ü Estou recebendo e-mails dos(as) amigos(as): Irany Germano – Adv. (Natal), José Arimatéia (Mossoró/3vinténs), José Mario – TRT (Natal), Leandro Silva – FSP (Natal) e Xande Barbosa – Intersindical.
**********PANO RÁPIDO**********
v Crime organizado em São Paulo movimento R$ 63 milhões entre novembro de dois mil e cinco e julho de dois mil e sete. Diz COAF. FONTE: Blah!/Globo.com, 03/03/2008;
v Brasil é o principal destino de refugiados da guerra civil na Colômbia. São dezessete mil imigrantes ilegais, diz ONU. FONTE: Blah!/Globo.com, 03/03/2008;
v Papa manda mensagem a estudantes brasileiros em Aparecida/SP por vídeo conferência,
que reuniu outros dez países. FONTE: Blah!/Globo.com, 01/03/2008;
v Faber Castell recolhe borracha TK Plast, a mais vendida da empresa, após encontrar substancia tóxica. FONTE: Blah!/Globo.com, 28/02/2008;

DEDICO esta edição aos filatelistas, amanhã (05) é Dia do Filatelista Brasileiro e Dia de Integração Cooperativista.

“Quem canta...
Agora chegou a vez vou cantar, mulher brasileira primeiro lugar... (Benito Di Paula).
...os males espanta!!!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre qualquer assunto abordado nesta página da internet. A sua opinião é muito importante para a realização do nosso trabalho.

José Maria Alves - Editor Geral