11 de março de 2008


"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO - Coluna de Noticias"
Edição Nº 045 - Atualizado às 12h. - Fontes de informação: rádios, tvs, jornais e e-mails.
H
Hermes Alves de Oliveira (Mossorense, Funcionário Público Estadual e Sindicalista).
Contatos: (084) 9921-5275/8848-2592 –
hermesoliveira1@hotmail.com
____________________________________________________________________MOSSORÓ/RN, terça-feira, 11 de março de 2008.

DO AMIGO GILMAR HENRIQUE recebi um texto com o título DEPORTAÇÃO. Creio que é de sua autoria e é um desabafo para contrariar que brasileiro leva desaforo pra casa. Portanto, publicarei na série Fique Sabendo..., nesta edição. Valeu Professor Gilmar, esta coluna está aberta a todos vocês leitores. Muito obrigado!
CARIMBADA
LIMITE PRUDENCIAL é a palavra "carimbada" do governo estadual para não conceder ajuste salarial aos servidores públicos. No último dia vinte, em audiência do Dissídio Coletivo da Datanorte, na TRT – Tribunal Regional do Trabalho, com o SINAI e DATANORTE, o diretor da estatal não apresentou proposta alguma alegando que o governo está no limite prudencial.
FÓRUM
FORUM DE SERVIDORES - SINDSAÚDE, SINMED e SINAI estão unidos para apresentarem pauta de reivindicações única, em prol das categorias ainda neste mês. Oportunamente, mostrarão que o governo tem condições de atender a questão salarial e outros itens.
ESTUDO
UM ESTUDO publicado a partir da análise de um esqueleto humano descoberto na China sugere que as pessoas já utilizavam calçados há 40 mil anos. A descoberta foi possível por meio da observação dos ossos dos dedos dos pés do fóssil encontrado em uma caverna nas proximidades de Pequim, na China, informou o jornal britânico Telegraph.
Os cientistas Erik Trinkaus e Hong Shang, da Universidade de Washington, dos Estados Unidos, mediram a forma e a densidade dos ossos e compararam os dados com os pés de americanos urbanos atuais e de nativos americanos pré-históricos. Fonte: Terra Noticias 24/01/2008.
CONQUISTE SEU EMPREGO – CONQUISTE SEU EMPREGO – 50 VAGAS FORTALEZA – A Prefeitura Municipal de Fortaleza/CE oferece cinquenta vagas para Agente de Trânsito e as inscrições estão abertas até o dia trinta de março de dois mil e oito, exigindo-se escolaridade de 2° Grau. Salário até R$ 550,00. Maiores informações pelo site: http:// www.pciconcursos.com.br/concursos.
_________________________________________________________________
FIQUE SABENDO... Deportação
(Gilmar Henrique, Prof. de Língua Inglesa da Faculdade de Letras e Artes/UERN).
Prostituição, humilhação e documentação incompleta são as palavras-chaves neste cenário de deportação de passageiros brasileiros na Espanha.
Ora, prostituição, no sentido mais amplo da palavra, existe em todos os países do mundo. Afinal de contas, a prostituição é "reconhecida", entre as relações humanas, como uma das mais antigas "profissões".
Há vários motivos que levam alguém a um determinado lugar e existem tantos motivos quanto existem pessoas. Sendo assim, cada caso é um caso. Se não houvesse, por exemplo, universidades em Espanha, nenhum estudante brasileiro sairia daqui para fazer uma pós-graduação lá.
Da mesma forma, não sairiam brasileiros daqui a procura de prostituição naquele país se lá não houvesse prostituição promissora. Isto é óbvio!
É provável que as autoridades governamentais espanholas reconheçam que haja, em seu país, um campo profícuo e bastante atrativo de prostituição e queira desviar este foco com manobras e atitudes escandalosas de deportações como estas, usando, como vítimas, visitantes brasileiros porque eles sabem que o povo brasileiro é pacífico e costuma trazer desaforos para casa.
O mesmo episódio não aconteceria, por exemplo, com um cidadão francês ou estadunidense porque "a formiga sabe a folha que corta".
Em relação a palavra humilhação que abrange todo tipo de desrespeito à dignidade humana tanto no plano físico e/ou emocional, a Europa nos deixou um legado sem precedentes de atrocidades dos mais hediondos na história da humanidade.
Por mais curta que possa ser a memória de um estudante, será impossível esquecer os horrores da "santa" inquisição (no final da idade média) da revolução francesa (na era moderna) e do nazismo (na era contemporânea) É difícil esquecer, também, que uma significativa parte da riqueza ostentada por alguns países daquele continente é fruto de pilhagens e massacres que eles fizeram na época da colonização.
Portanto, a exuberância das principais capitais européias sustenta-se, ainda hoje, na fome e miséria de países indefesos uma vez que as transações comerciais se desenvolvem em significativas margens de desvantagens. Além do mais, convém salientar que as palavras inquisição, fascismo, nazismo, ku klux klan, skinhead, hooligans e coup d'ètat são concepções estrangeiras.
Quanto à documentação incompleta ou comportamento suspeito como sendo os principais motivos alegados pela embaixada espanhola não justificam os maus-tratos, o transtorno físico e emocional que as autoridades representativas do serviço de migração do governo espanhol causaram aos visitantes brasileiros. Isto em pleno território europeu onde cada país se aclama como sociedade de "primeiro mundo" e que alega vanguarda em prol das defesas dos direitos humanos. Que hipocrisia!
Cabe ao governo brasileiro a responsabilidade, o dever, a obrigação de tomar providência para impedir que fatos como estes tornem a repetir.
Finalmente, espero que com este episódio, que nunca foi novidade, diga-se de passagem, o povo brasileiro se conscientize que a xenofilia que existe por aqui não existe por lá e que não somos pessoas de segunda categoria.
Sei que é difícil esta conscientização uma vez que os principais meios de comunicação e formação de opiniões que nós brasileiros dispomos trabalham consciente ou "inconscientemente" no sentido contrário.
____________________________________________________________________________

REGISTROS:

Amanhã (12/03) é o 471º aniversário da Cidade do Recife, fundada em 1537. Olinda/PE também aniversaria nesta data;
Estou recebendo e-mails dos(as) amigos(as): Heriberto Souza, Carlos José Marques, Maristela Marsicano, Geisa Mateus, Profa. Zeza Melo – P. Operária (Mossoró) e Profa. Socorro Batista -UERN (Mossoró).
**********PANO RÁPIDO**********
A Região do Serídó terá, brevemente, uma sede do Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN - SINAI. Foi alugada em Caicó/RN uma sala/escritório para o funcionamento e os equipamentos já estão sendo adquiridos.
A comissão que está estudando o Orçamento Estadual para dá fundamentação de formulação de pautas da Campanha Salarial 2008, da base do SINAI, disse que a suplementação orçamentária é um artifício implícito para o executivo governar, através dele já foram utilizados R$ 2 bilhões nos últimos três anos.
DEDICO esta edição aos motociclistas – hoje é Dia do Motociclista (11/03) e amanhã é Dia Mundial do Café e Dia do Bibliotecário.
"Quem canta...
Vital andava a pé e achava que assim estava mal / De um ônibus pro outro, aquilo era o fim / Vital e sua moto, mas que união feliz... (Herbert Vianna).
...os males espanta!!!"
______________________________________________________________
NOTA DO EDITOR: O querido articulista Hermes Oliveira, cuja coluna vocês acabam de ler, está de volta em definitivo para fixar residência na terra de Santa Luzia. Alegria pra todo mundo, especialmente para aquela legião de fãs e admiradores que o GRANDE Hermes possui nesta cidade e região oeste.
Falar em Hermes, trata-se de um respeitável líder sindical que tem oferecido a sua valiosa colaboração nas lutas que são empreendidas. Todos estamos felizes com o seu retorno GRANDE HERMES. José Maria Alves -Sistema JMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre qualquer assunto abordado nesta página da internet. A sua opinião é muito importante para a realização do nosso trabalho.

José Maria Alves - Editor Geral