24 de fevereiro de 2008


OAB Informa
Edição 1225 - 22 de fevereiro de 2008
Órgão informativo do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil -OAB





No dia 18 deste mês, o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil firmou acordo com a Câmara dos Deputados (Agência Câmara de Notícias) para oferecer um novo serviço. Na próxima semana serão enviadas em mensagem eletrônica, notícias sobre votações, debates e projetos de lei apresentados, aprovados e rejeitados nas comissões e no plenário da Câmara, que tenham relação com o tema Direito e Justiça.
Pelo próprio e-mail recebido, o destinatário poderá fazer o cadastramento e solicitar a continuidade do serviço, que é diário e gratuito. Essa é a forma mais prática e ágil de acesso aos assuntos que tramitam na Câmara, de interesse direto da profissão.
O usuário também poderá receber notícias sobre outros 28 temas, mediante escolha. Além disso, terá acesso a serviços como a íntegra e a tramitação de propostas e a participação quinzenal em bate-papos virtuais com relatores de propostas legislativas.


Alberto Toron vai participar de desagravo à OAB-SP

Brasília, 22/02/2008 - O presidente da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Alberto Zacharias Toron, participará, juntamente com o presidente nacional da OAB, Cezar Britto, do ato de desagravo à OAB de São Paulo contra as ofensas feitas pelo procurador-geral de Justiça paulista, Rodrigo Cesar Rebello Pinho. Em cerimônia pública, Pinho afirmou que a OAB “atua de forma fascista”.
O desagravo, cuja realização foi aprovada por aclamação pelo Pleno Conselho Federal da entidade, acontecerá às 15h da próxima segunda-feira (25), na sede da OAB-SP, em São Paulo. As declarações do procurador-geral de Justiça de São Paulo foram veiculadas na última sexta-feira, no jornal Folha de S. Paulo, e receberam imediato repúdio do presidente nacional da OAB, dirigentes de Seccionais e de outras entidades.


Leia mais


OAB-TO é contrária a projeto que aumenta pena para hediondos

Palmas (TO), 22/02/2008 – O presidente da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Tocantins, Ercílio Bezerra, é contrário ao projeto de lei da senadora Kátia Abreu (DEM -TO), que busca aumentar para dois terços a pena para quem comete crimes hediondos. De acordo com Ercílio Bezerra, em todos os países em que houve este tipo de iniciativa não ocorreu a redução esperada dos índices de criminalidade.
"Aumentar o tempo em nada contribui para reinserir o criminoso na sociedade", afirmou Bezerra. "Com a situação das prisões brasileiras, manter um condenado preso é apenas dar uma satisfação para a sociedade, é preciso implantar urgente uma política prisional que reeduque o preso".


Leia mais


Carlos Lupi informa à OAB sobre grupo criado para estudar CLT

Brasília, 22/02/2008 – O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, recebeu do ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, ofício informando sobre a criação de um grupo de trabalho no âmbito do Ministério para tratar da elaboração de anteprojeto de lei com proposta de atualização da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
O documento veio em resposta a um ofício encaminhado recentemente pela entidade da advocacia ao Ministério, no qual requereu a retirada do projeto de lei nº 1987/07, que trata da matéria com a previsão de alteração dos artigos 1º a 642 da CLT. Ofício no mesmo sentido foi encaminhado ao deputado federal Cândido Vaccarezza (PT-SP), autor da proposta.


Leia mais


Britto: “Lei de Imprensa estava na contramão da Constituição”

Brasília, 22/02/2008 – “A Lei de Imprensa estava na contramão da Constituição Federal”. A declaração foi feita pelo presidente nacional a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, ao comentar hoje (22) a decisão do ministro Carlos Ayres Britto, do Supremo Tribunal Federal, de suspender a validade de vários artigos da Lei de Imprensa, editada durante o período da ditadura militar.
“Ao romper com o entulho autoritário da ditadura militar, a Constituição quis privilegiar a liberdade de expressão como um antídoto eficaz contra todo o sistema de exceção”, explicou Britto.


Leia mais


OAB estará presente à posse de novo ministro do STM

Brasília, 22/02/2008 – O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, designou o presidente da Comissão Especial de Combate à Corrupção, Amauri Serralvo, para representar a entidade na sessão solene de posse do tenente-brigadeiro-do-ar José Américo dos Santos no cargo de ministro do Superior Tribunal Militar (STM). A cerimônia será realizada às 17h de hoje (22) na Sala de Sessões Plenárias do STM, em Brasília. O convite para que a OAB participasse da sessão de posse foi encaminhado pelo presidente da Corte, ministro José Coelho Ferreira.


Leia mais


OAB-MT informada de que Estado não usa cartão corporativo

Cuiabá (MT), 22/02/2008 - Nenhum órgão público estadual ou municipal de Mato Grosso utiliza cartão corporativo. Esse foi o resultado da consulta feita pela Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Mato Grosso, após encaminhamento de ofício ao Governo do Estado, Assembléia Legislativa, Prefeitura de Cuiabá e Câmara Municipal.
“Agora vamos encaminhar essa informação ao Conselho Federal, que está fazendo um levantamento nacional sobre o assunto”, informou o presidente da OAB-MT, Francisco Faiad. A Ordem, segundo ele explicou, abriu verdadeira cruzada com a finalidade de “moralizar” os gastos públicos.


Leia mais


Segurança pública e presídios do Piauí em estudo pela OAB

Teresina (PI), 22/02/2008 – O presidente da Seccional piauiense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Norberto Campelo, anunciou que a entidade está elaborando um diagnóstico sobre a realidade da segurança pública no Estado. A pesquisa pretende mostrar as deficiências dos presídios, delegacias de polícia, situação dos presos e as condições dos fóruns criminais.
Norberto adiantou que o levantamento será concluído no próximo mês e acrescentou que o estudo mostrará, ainda, as deficiências das polícias civil e militar e a real situação dos presídios e delegacias da capital, Teresina, e interior.


Leia mais


OAB-AL divulga dossiê de homicídios ocorridos em Maceió

Maceió (AL), 22/02/2008 – A Seccional de Alagoas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) entregou ao procurador-geral de Justiça do Estado, Coaracy Fonseca, um dossiê contendo as informações sobre 457 homicídios ocorridos em Maceió e região metropolitana ao longo do ano de 2007.
A entidade acredita que úmero é apenas uma amostragem entre os inúmeros casos de homicídios registrados em Alagoas. “Sabemos que em 2007 foram mais de mil homicídios, mas só conseguimos informações de 431 deles”, disse o presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-AL, Gilberto Irineu.


Leia mais


OAB-PE envia proposta de emenda a MP sobre venda de bebidas

Recife (PE), 22/02/2008 – A Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Pernambuco, em parceria com procuradores dos municípios pernambucanos de Gravatá, Bezerros, Abreu e Lima e Moreno, vai encaminhar ao Ministério da Justiça proposta de emenda à Medida Provisória n° 415, que proíbe a venda e o consumo de bebidas alcoólicas às margens de rodovias federais.
O objetivo é excluir do alcance da MP os perímetros urbanos dessas estradas. Os procuradores participaram nesta quinta-feira de uma reunião na sede da OAB-PE.


Leia mais


Advogado que pede sustentação oral tem que ser intimado

Brasília, 22/02/2008 - Havendo pedido expresso de sustentação oral, a defesa da parte interessada deve ser intimada ou a ela deve ser dada ciência da data do julgamento, ainda que por meio da página eletrônica do Tribunal. Caso não ocorra, o julgamento é nulo de acordo com o entendimento da Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ).


Leia mais


OAB-GO examina decreto sobre Cortes de Conciliação no Estado

Goiânia (GO), 22/02/2008 – A revogação do Decreto Judiciário 112/2008 do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO), que anulou o decreto que instituiu o Projeto das Cortes de Conciliação e Arbitragem (CCAs) e encerra a participação do Poder Judiciário nessas CCAs, será debatida pela Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Goiás em sua sessão do dia 5 de março.


Leia mais


OAB presente a reunião para Seminário de advogados eleitorais

Brasília, 22/02/2008 – O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, designou o presidente da Comissão Especial de Combate à Corrupção, Amauri Serralvo, para representar a entidade na reunião preparatória para o Seminário de juízes, promotores e advogados eleitorais, que será realizado de 23 a 25 de abril deste ano. A reunião de organização dos trabalhos na qual serão definidos os pontos essenciais do seminário, será realizada às 11h de hoje (22) em Brasília.


Leia mais


Assessoria de Imprensa do Conselho Federal da OAB
informativo@oab.org.br
anuncieaqui@oab.org.br
www.oab.org.br
Nota: Tendo em vista a importância dos assuntos abordados nas matérias acima transcritas, é que estamos incluindo esse material jornalístico do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil -OAB em nosso "sistemajma.blogspot.com".
Todo o material nos chega via e-mail, é selecionado, editado e transcrito, numa excelente colaboração da nossa editoria aos que nos acessam diariamente, especialmente advogados e estudantes de Direito.
José Maria Alves - Editor do sistemajma.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre qualquer assunto abordado nesta página da internet. A sua opinião é muito importante para a realização do nosso trabalho.

José Maria Alves - Editor Geral