14 de fevereiro de 2008

Coluna de José Maria Alves
Ano I - nº 029/2008
Mossoró (RN) 14 de fevereiro de 2008


O professor José Estrela Martins, teve uma de suas filhas colando grau no Curso de Direito da Universidade Potiguar - UNP.
Assisti a solenidade pela Tv. União de Natal e consegui observar a alegria daquele nosso ex-professor da disciplina de Direito do Trabalho, quando cursávamos Direito na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN.
_____________________________________________________________________________

Do jornalista Marcos Antonio Ferreira, recebemos a seguinte mensagem, via internet: "Querido Dr. José Maria.Parabéns pelo trabalho dedicado. Um forte abraço. Marcos".
Mensagens como esta acima transcrita, é que nos encorajam a acreditar cada vez mais na força do trabalho e das boas ações.
_____________________________________________________________________________

O jornalista Emery Costa fez o seguinte comentário, em sua coluna do jornal O Mossoroense desta quinta-feira, dia 14 de fevereiro, a respeito da grande quantidade de faculdades particulares de Direito no Brasil:

"BACHARÉIS EM EXCESSO
Mossoró está se notabilizando pela disponibilidade dos seus cursos de Direito e o sempre crescente número de vagas que são colocadas à disposição. Isso tem gerado um debate, seja na OAB, seja na comunidade universitária como um todo, enfim por toda a parte. Esse fenômeno da multiplicação dos cursos de Direito que a gente vê hoje em dia em Mossoró está se disseminando pelo Brasil. Não se trata de uma situação que diz respeito apenas a Mossoró.
Foi bem a propósito que acabei de ler um artigo publicado num jornal da capital do Ceará onde a profissional da área do Direito, a advogada Raquel Cavalcanti Ramos Morgado, justamente centra a sua análise nessa questão do excesso do número de bacharéis. A articulista, debaixo do seu cabedal de conhecimentos, conclui que a proliferação de faculdades privadas de Direito decorre de três simples fatos: a) é um curso de baixo custo para a instituição. Se comparado com os da área tecnológica; b) a renda do estudante brasileiro não possibilita arcar com boas faculdades de tecnologia; e, c) com o tamanho da máquina burocrática brasileira há um mercado de trabalho estável para os graduados em Direito.
A questão que se coloca não é o excesso de faculdades, mas a falta de qualidade de algumas delas. É na qualidade, conclui Raquel, e não na quantidade que está o problema a ser controlado e evitado. E é ela mesma quem arremata que o Direito só tem sentido quando compreendido e vivenciado."
____________________________________________________________________

MANIA DE RECLAMAR
A imprensa de Mossoró, precisa urgentemente acabar com essa mania boba de criticar os policiais de trânsito , que ficam nas proximidades dos colégios particulares da cidade, controlando o trânsito alí existente.
Alguns jornalistas reclamam porque esse trabalho somente é realizado nos colégios destinados aos filhos de ricos. Ora, se aqueles policiais necessitam aumentar um pouco mais a sua renda mensal, uma vez que recebem salários que não correspondem ao esforço desenvolvido no trânsito, têm mais é que procurar outras alternativas LÍCITAS (eu disse lícitas), para engordar um pouco mais os seus vencimentos.
Que outros dirigentes de estabelecimentos educacionais também adotem a mesma postura, oferecendo oportunidade de trabalho para esses policiais em suas horas vagas.
______________________________________________________________
TELEFONEMA
Muito cedo da manhã, telefonema do nosso articulista e colunista Hermes Alves de Oliveira, justificando a impossibilidade de enviar a sua coluna desta qunta-feira, dia 14 .
É que Hermes viajou a Natal para adotar algumas providências para a sua transferência em definitivo para Mossoró, o que vai acontecer nesta segunda quinzena de fevereiro, após se submeter, com sucesso a um tratamento de saúde em Natal.
Mesmo sentindo a sua ausência por algumas horas, meu caríssimo Hermes, os seus milhares de leitores aceitarão a justificativa apresentada. Mas, por favor, volte logo...
______________________________________________________________
CHEGADA DA HORA

Os leitores dessa nossa coluna têm nos indagado, quando será a estréia do Promotor Armando Lúcio Ribeiro com a sua coluna, cujos contatos nesse sentido já foram realizados.
A qualquer momento, poderemos ter a presença do ilustre Promotor de Justiça entre nós. É questão apenas de dias ou horas.
______________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre qualquer assunto abordado nesta página da internet. A sua opinião é muito importante para a realização do nosso trabalho.

José Maria Alves - Editor Geral