15 de novembro de 2007

SISTEMA JMA
Coluna de José Maria Alves
Ano I – Nº 009/2007
Mossoró (RN) domingo, 15 de novembro de 2007


E D I T O R I A L

José Maria Alves

Não dá mais para confiar. Esse é o sentimento que temos ao nos depararmos com as informações veiculadas pelos meios de comunicação no início da manhã de quarta-feira, 14 de novembro a respeito da chamada Operação Sal Grosso, desencadeada pelo Ministério Público Estadual, através de sua Promotoria de Defesa do Patrimônio Público, oportunidade em que computadores e documentos foram apreendidos pelos agentes na sede do Poder Legislativo de Mossoró.
Quando se esperava que a Câmara Municipal de Mossoró caminhasse para um comportamento de seriedade e de respeito para com a coisa pública, eis que de repente somos todos surpreendidos pela prisão do presidente do legislativo, vereador Junior Escóssia e ação nas dependências do legislativo.
É muito difícil se entender o fato, mas acima de tudo é bastante lamentável que isso aconteça na nossa frágil e quase morta democracia, especialmente quando nos aproximamos do início de um ano eleitoral como é o caso de 2008, quando mais uma vez as nossas instituições e especialmente os políticos que a compõem serão colocados em prova.

.


________________________________________________________________
TRÂNSITO
O trânsito, ou melhor o caótico trânsito da cidade de Mossoró, encontrava-se insuportável na tarde de ontem, véspera de feriado nacional e especialmente nas proximidades do edifício da Câmara Municipal de Mossoró, por conta da Operação “Sal Grosso” desencadeada pelo Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte, com a apreensão de muitos documentos e computadores na sede do legislativo.

Não existiam guardas nos cruzamentos, os motoristas não se entendiam, as motos, bicicletas e carroças, tornavam as nossas ruas na tarde de ontem, verdadeiros campos de batalha. Os pedestres, não possuíam calçadas para circularem, todas elas ocupadas por vendedores ambulantes e a única alternativa disponível era andar no centro das ruas, principalmente na rua Cel. Gurgel, sob a ameaça de serem atropelados até de forma fatal. Eita transito maluco. Aliás, malucos são aqueles que deixam essa situação perdurar por longos anos.
COLETIVA
O promotor de Defesa do Patrimônio Público, Eduardo Medeiros prestou entrevista coletiva no final da tarde de ontem, quando ofereceu detalhes a respeito da Operação Sal Grosso, desencadeada na manhã desta quarta-feira na Câmara Municipal e na residência do presidente do legislativo, vereador Junior Escóssia.
O promotor Eduardo Medeiros, afirmou que, tendo em vista tratar-se de um procedimento sigiloso, não poderia oferecer muitos detalhes a respeito da operação realizada no legislativo mossoroense. Disse apenas que foram mobilizadas em torno de setenta pessoas, entre promotores, delegados e integrantes da Policia Civil, para realizar a referida operação.
No início da tarde de ontem, o presidente do legislativo, vereador Junior Escossia foi transferido para uma das dependências do 2º Batalhão de Polícia Militar, onde se encontra recolhido, uma vez que pesa sobre si a acusação de reter em sua residência veículos com chassi adulterado, além da criação em cativeiro, de animais silvestres.

__________________________________________________________
REUNIÃO COM A IMPRENSA
Na última terça-feira, dia 13 de novembro, o Monsenhor Américo Simonetti e o padre João Medeiros (este um grande colaborador da Paróquia de Santa Luzia), além de integrantes da comissão da festa de Santa Luzia 2007, reuniram a imprensa de Mossoró para um café da manhã, na área de recepção de Lizete Andrade.
Na oportunidade, além da entrega oficial aos jornalistas, da programação da festa de Santa Luzia deste ano, os comunicadores tiveram a oportunidade de conhecer oficialmente os dois autores do texto original do espetáculo que conta a vida de Santa Luzia, ou seja espetáculo Santa Luzia, Virgem e Mártir.
Tratam-se das pessoas de Antonio Filemon Rodrigues Pimenta e José Maria Alves, que há 27 anos escreveram o primeiro texto sobre a vida da Virgem de Siracusa e que serviu inclusive de base para a encenação do Oratório de SANTA LUZIA durante alguns anos.
________________________________________________________________
DIRETORES
O espetáculo Santa Luzia, Virgem e Mártir, que será encenado durante os festejos em honra a Padroeira de Mossoró, a partir do dia 4 de dezembro, conta com a direção de Felipe Caetano de Oliveira, Aldenora Rocha de Souza e Andrade Cavalcanti, com a produção de Arlindo Vieira.
Na terça-feira, todos os que estão envolvidos no espetáculo, foram apresentados à imprensa, por ocasião do café da manhã oferecido aos comunicadores, inclusive os dois autores do espetáculo, este que vos escreve e Filemon Rodrigues Pimenta.
LETRA DA MUSICA TEMA
O pe. João Medeiros foi o responsável pela letra da música-tema da festa de Santa Luzia deste ano, tendo sido musicada pelo também padre José de Freitas Campos.
Na terça-feira, por ocasião do café da manhã oferecido à imprensa, os presentes ouviram a música tema pela primeira vez, na interpretação de Everton e Grupo Missão Divina.
REITOR REPRESENTA GOVERNADORA
O reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, professor Milton Marques de Medeiros representou a governadora Vilma Maria de Faria por ocasião da entrega da programação da Festa de Santa Luzia aos comunicadores.
Na oportunidade, o magnífico reitor informou aos presentes, que a governador havia telefonado para o mesmo na noite de segunda-feira, solicitando que a representasse no evento e que comunicasse ao Monsenhor Américo Simonetti que o governo do estado iria proporcionar sua parcela de colaboração aos festejos da padroeira de Mossoró e da Diocese.
Já a prefeita Fafá Rosado, após assinar o termo de compromisso para a ajuda financeira à festa de Santa Luzia, elogiou a disponibilidade das duzentas e trintas e sete pessoas, que, de forma voluntária, irão trabalhar nas diversas equipes da festa de Santa Luzia desse ano.
________________________________________________________________________________
FUNDAÇÃO SILENCIA
A Fundação José Augusto este ano de 2007 não proporcionará qualquer ajuda a festa de Santa Luzia ou mesmo ao espetáculo teatral que conta a vida da padroeira de Mossoró.
No entanto, por ocasião do seu discurso na terça-feira pela manhã, o reitor Milton Marques de Medeiros disse que a governadora Vilma Maria de Farias não se furtará às suas responsabilidades e irá colaborar com os festejos e com o espetáculo teatral. Muito importante essa atitude da nossa governadora.
________________________________________________________________________________
PROGRAMA “EM DEBATE”
O programa “Em debate”, apresentado as quatas-feiras as 19 horas, na TCM Tv. Cabo Mossoró, entrevistou o juiz federal Marcos Mairton da Silva, titular da 8ª Vara Federal na cidade de Mossoró.
Ao conversar com o jornalista Nilo Santos,o amigo Marcos Mairton disse de sua paixão pela atividade de blogueiro, mantido dois deles na Internet, sendo um de artigos jurídicos e outro sobre literatura de cordel.
O programa foi uma grande aula para nós, que ainda estamos engatinhando nesse tão vasto mundo do BLOG e só temos a agradecer ao dr. Mairton as lições ali proporcionadas, a exemplo das muitas lições que nos proporciona e a outros colegas advogados, nas salas de audiência da 8ª Vara Federal.
_______________________________________________________________

Um comentário:

  1. Dr. José Maria Alves, gostei e muito das noticias veiculadas por seu blog.São informações interessantes e atualizadas. Obrigado por nos manter informados com seus textos e criticas sobre os diversos assuntos.
    Att: Rafael Maia

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário sobre qualquer assunto abordado nesta página da internet. A sua opinião é muito importante para a realização do nosso trabalho.

José Maria Alves - Editor Geral