26 de novembro de 2007

Colaboração de Magnólia Perdião


Os Segredos do Pai-Nosso


A brevidade da vida é espantosa, e os fenômenos que a envolvem são espantosos. Choramos ao Nascer, sem compreender o mundo em que entramos. Morremos em silencio, sem entender o mundo de que saímos.
Hoje tudo é extremamente rápido, urgente, ansiosos, angustiante, não encontramos tempo para conviver com as pessoas que amamos nem para dialogar com nós mesmo. Atualmente muitos sorrisos são disfarces, não sabemos fazer uma parada estratégica para corrigir nossas rotas.
A oração do Pai-Nosso foi uma excelente parada estratégica de Jesus para pensar os segredos que tecem a vida e refletir sobre os seus mais importantes projetos. Ele interrompeu todas as suas atividades para discursar profundamente sobre o Autor da Vida e o ser humano.
Jesus instigou seus ouvintes a expandirem sua capacidade de observar, interiorizar, deduzir, criticar e agir. Não queria gerar servos tímidos, frágeis, submissos, mas pensadores livres que mudassem a geografia da história, pelo menos da própria história.
Sua famosa oração foi dirigida a todo ser humano, de qualquer raça, cultura, religião, mas em especial aos que têm coragem para se esvaziar e se tornar eternos aprendizes, aos que procuram à serenidade e a mansidão, aos que têm sede e fome de justiça, aos que querem construir uma nova sociedade.
O Pai-Nosso é uma caixa de segredos. É preciso abri-la. Com as palavras dessa oração Jesus procurava emancipar as mentes, libertar a emoção. Nela, nenhum miserável foi excluído, nenhum errante foi rechaçado, nenhum sacrifício foi pedido, nenhum dogma, proclamado, nenhuma lei estabelecida.
A oração do Pai-Nosso rima nos extremos: é singela e complexa, calma e incendiária, inofensiva e desafiadora. Jamais palavras simples tiveram tanta profundidade. Jamais um texto tão pequeno foi tão revolucionário.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre qualquer assunto abordado nesta página da internet. A sua opinião é muito importante para a realização do nosso trabalho.

José Maria Alves - Editor Geral