22 de maio de 2012

NOVAS IMAGENS DE MOSSORÓ EM 1967

terça-feira, 22 de maio de 2012

Vídeo estatal mostra visita de Costa e Silva a Mossoró em 1967


Reprodução
Dix-huit Rosado, ao lado de Costa e Silva, em video de 67
Um vídeo da Agência Nacional circula na internet e mostra a visita do Presidente Arthur da Costa e Silva a Mossoró em 13 de dezembro de 1967, para participar da entrega de um sistema de abastecimento de água, de uma escola para a formação de técnicos em Economia e da entrega da Escola Superior de Agricultura de Mossoró.
Em pleno regime militar, o vídeo produzido por uma instituição de imprensa estatal destaca um texto ufanista e aponta a cidade como “uma das mais evoluídas metrópoles do interior brasileiro”. Mossoró é mostrada com algumas particularidades da época, como por exemplo, uma única ponte sobre o rio Mossoró para mão e contra-mão.
O vídeo mostra o público à espera do presidente no aeroporto Dix-sept Rosado, abastecendo com a água fornecida pelo Governo a partir da inauguração de um poço artesiano e a recepção do presidente Costa e Silva pelo então governador, monsenhor Walfredo Gurgel, e por Dix-huit Rosado, presidente do INDA, órgão que administrava as questões agrárias. Outros governadores do Nordeste também estavam presente na solenidade.
Com pouco mais de três minutos, o vídeo apresenta a inauguração dos poços artesianos em Mossoró, que resolveria “o mais angustiante problema da região, que é o abastecimento d´água”. A placa na inauguração explica que a obra partiu do Ministério das Minas e Energia e que o poço foi batizado com o nome do presidente militar. Na solenidade, uma fila de carroças com reservatório faziam fila.
O reportagem ainda destaca a inauguração do edifício da Faculdade de Ciências Econômicas de Mossoró, que contou a presença do ministro da Educação, e da Escola Superior de Agricultura de Mossoró. E conclui com uma observação de Dix-huit, na fala do narrador, sobre a importância desta escola para “o desenvolvimento do Nordeste”.
Assista ao vídeo histórico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre qualquer assunto abordado nesta página da internet. A sua opinião é muito importante para a realização do nosso trabalho.

José Maria Alves - Editor Geral