1 de maio de 2012

Destaques da Programação - 1º de maio





 

TRT/RN: acessibilidade garantida em audiência da 6ª Vara do Trabalho
  
A importância da garantia da acessibilidade aos portadores de deficiência na Justiça do Trabalho potiguar foi traduzida em prática na tarde de hoje(25), em audiência conduzida pela juíza Maria Auxiliadora Rodrigues na 6ª Vara do Trabalho de Natal.

Uma reclamação trabalhista em que a reclamante pedia na inicial verbas rescisórias em razão de sua demissão do emprego seria apenas mais uma ação dentre as ações que cotidianamente dão entrada na Justiça do Trabalho, se não fosse o fato da empregada ser portadora de deficiência na fala e na audição.

Para realizar a audiência, a juíza Maria Auxiliadora Rodrigues contou com a colaboração de uma intérprete da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), que “funcionou como interlocutora, sem a qual, não seria possível a condução da lide e a discussão dos aspectos do conflito entre as partes” reconheceu a juíza.


As audiências da 6ª Vara comumente ocorrem no período da manhã. “Essa audiência foi marcada para as 14 horas para que nós tivéssemos todo o tempo necessário para a resolução do conflito”, destacou a Auxiliadora.

Ao final, as partes conciliaram e as representantes da empresa Guararapes Confecções S/A e a reclamante conciliaram, e formalizaram acordo, comprometendo-se a empresa a realizar o pagamento de verbas contidas no pedido da reclamante.

Para a juíza Maria Auxiliadora “a precípua função da Justiça é de ouvir as partes. Não se pode falar em acessibilidade sem que uma delas tenha não tenha o direito de ser ouvida. O mínimo que a Justiça podia fazer, neste caso, para conceder dignidade à reclamante, era lhe dar a certeza que havia sido compreendida”, afirmou.
___________________________________________________________
Expofruit é tema de reunião do IBRAF 


Reunião realizada essa semana em Brasília na sede do Instituto Brasileiro de Frutas (IBRAF), teve como ponto de pauta, a realização da Feira Internacional da Fruticultura Tropical Irrigada (Expofruit).

O foco da reunião foi a participação de empresários estrangeiros na Expofruit 2012. O Ibraf já confirmou presença de alguns compradores internacionais nas Rodadas de Negócios. Nesse primeiro momento, confirmaram vinda à Mossoró, representantes de empresas árabes, também do Chile, Estados Unidos e Inglaterra.

A Expofruit 2012, como tema “Ganhar é o único resultado, quando se aposta na fruticultura”, acontece de 13 a 15 de junho, no Centro de Convenções Enéas Negreiros, localizado no Campus da Ufersa-Mossoró.     
_________________________________________________________________________
 Seminário PMA

Presidente do Comitê Executivo de Fitossanidade do Rio Grande do Norte (COEX), Segundo Paula, já está de volta à Mossoró, após participar essa semana em Brasília, do Seminário PMA 2012. Evento teve como no tema central “Brasil e o Mundo: uma nova perspectiva”. Representando mais de 3 mil empresas da cadeia de suprimentos em aproximadamente 50 países, os membros da PMA estão criando contatos, que significam melhores oportunidades de negócios.

O COEX esteve no Seminário, mantendo contatos com representantes do comércio dos Estados Unidos, de empresas ligadas ao agronegócio de frutas, preparando-se para abrir novas fronteiras comerciais e levar frutas do Rio Grande do Norte para aquele país.
  
Segundo Paula considera muito bom o encontro com os norte-americanos, assim como as palestras proferidas no evento. “Já iniciamos os contatos, discutindo a programação dos produtores que deverão participar da Convenção e Exposição Internacional Fresh Summit, que acontecerá de 26 a 28 de outubro, em Anaheim, Califórnia, Estados Unidos”. Um grupo de aproximadamente dez empresários da fruticultura potiguar, deve participar da Exposição, além de representantes do Sebrae/RN, Prefeitura de Mossoró, Governo do RN e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
Presidente do COEX, Segundo Paula uma das maiores autoridades em fruticultura do RN(foto: sistema JMA)



 
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre qualquer assunto abordado nesta página da internet. A sua opinião é muito importante para a realização do nosso trabalho.

José Maria Alves - Editor Geral