22 de janeiro de 2010

Sistema JMA - Responsabilidade e Seriedade
Mossoró (RN) 22 de janeiro de 2010
José Maria Alves - Diretor Presidente
__________________________________________________________________________________
Segunda Feira, dia 25, a Ordem dos Advogados do Brasil - OAB, Seccional do Rio Grande do Norte, promove a solenidade de posse dos novos conselheiros seccionais, bem como dos novos membros da Diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados, para o triênio 2010/2012.
Será as 19 horas, tendo como local o Hotel Vila do Mar, na Via Costeira, em Natal.


A 15º Feira Internacional de Artesanato (Fiart), que será aberta nesta sexta-feira (22), no Centro de Convenções de Natal, terá participação maior do artesão do Rio Grande do Norte. O estande do Governo do Estado, um espaço de aproximadamente 300 metros quadrados, vai abrigar 77 artesãos de associações e cooperativas inscritas no Programa de Artesanato Potiguar (Proart). Eles irão expor as cinco principais tipologias da arte potiguar: madeira, palha, bordados, pedras e cerâmicas.



Para garantir suporte às produções do Estado, o Estado está investindo R$ 30 mil, destinados à publicidade, divulgação do evento, estrutura, camisas e alimentação dos participantes. Além do Rio Grande do Norte, estarão presentes na feira produções da Turquia, Peru, Tailândia, Paquistão, Egito, Indonésia, Japão, Bolívia, Tunísia, Índia, África do Sul, Cuba, Guatemala, Síria, Arábia e Dubai. "O mundo está vindo para o RN, quem sabe o nosso trabalho não está de passagens compradas para o mundo", considerou o titular da Secretaria Estadual de Trabalho, da habitação e da Assistência Social (Sethas), Gercino Saraiva.

                                  DETALHES.... DETALHES.... DETALHES.... DETALHES...
Anuncia-se para este final de semana, mais uma vez, a presença da governadora Vilma Maria de Faria, à cidade-praia de Tibau, onde se concentra grande parte da população mossoroense e onde muitas lideranças políticas alí se encontram.
Desta vez, segundo as informações que nos chegam, a governadora seria hóspode do casal Laíre Rosado/deputada federal Sandra Rosado.
___________
Já os simpatizantes da candidatura da senadora Rosalba Ciarlini ao Governo do Estado, continuam divulgando informações, segundo as quais, a mesma já teria definido como seu companheiro de chapa na disputa de outubro próximo, o nome do deputado Robison Faria, atual presidente da Assembléia Legislativa.
___________
Quanto ao vice-governador Iberê Ferreira de Souza, candidato natural à reeleição, em outubro, especula-se que o nome mais cotado para disputar o cargo de vice-governador é o do empresário mossoroense, Marcelo Rosado, filho do também empresário Genivan Josué Batista.
___________
As especulações não param por aí. Até mesmo o nome do atual reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, teria sido sondado para ser o companheiro de chapa da governadora Vilma, na sua pretensão de chegar ao senado da república.
__________
Rodovia que nos liga à praia de Tibau, começa neste momento, a registrar  um intenso movimento de veículos, procedentes de Mossoró e de alguns municipios da região oeste do estado.
O mês de janeiro, é considerado como de férias e muitas familias deixam suas residências em Mossoró, para se deslocarem à praia de Tibau ( a praia dos mossoroenses).
____________________________________________________________________________________

O Jornal "Gazeta do Oeste", líder em circulação no interior do Rio Grande do Norte, trouxe nesta sexta-feira, uma extensa reportagem sobre os oitenta anos de vida, do Padre Sátiro Cavalcanti Dantas, uma das maiores autoridades quando o tema diz respeito A EDUCAÇÃO.
Com a equicência dos que fazem aquele importante jornal da cidade de Mossoró, estamos publicando na íntegra essa reportagem, para que os leitores do Rio Grande do Norte e de outros pontos do Brasil, possam observar o quanto o padre Sátiro Cavalcanti Dantas representa para a história da educação deste estado e especialmente da cidade de Mossoró. (José Maria Alves).


PEQUENA VIAGEM SENTIMENTAL



Padre Sátiro nasceu na fazenda Poço de Pedra, em Pau dos Ferros, mas foi em Mossoró onde se firmou como sacerdote e educador










Mário Gerson
De Poço de Pedra


Poço de Pedra tem 600 habitantes. A maioria parte de uma raiz: a família Nunes, tradicional na região e de onde descende o padre Sátiro Cavalcanti Dantas. O pequeno povoado fica a nove quilômetros da cidade de Riacho de Santana e possui um representante na Câmara Municipal, dois sacerdotes e duas freiras. "Ele já se elegeu três vezes vereador", diz o pai de Clégio Nunes, José Barbosa Nunes, mais conhecido como Zé de Quincas, todos familiares de Sátiro.

Na pequena comunidade, o nome de Padre Sátiro é respeitado em todas as casas. "Ele contribuiu com obras para a comunidade de Poço de Pedra. Quero tanto bem a ele que não tenho palavras para expressar toda a minha gratidão por tudo que tem feito por nós. É uma pessoa extraordinária e acredito que na parte educacional é o que há de melhor no Rio Grande do Norte", diz Doralice Medeiros, esposa de Licurgo Nunes Quinto, primo de Sátiro. "Numa festa que tivemos aqui, fiquei responsável pela família Nunes. Fiz uma pesquisa sobre a raiz dele, desde os seus avós até os dias de hoje", frisa.

A comunidade de Poço de Pedra, no ano de 1930, quando Padre Sátiro nasceu, era anexada ao município de Pau dos Ferros, daí que quem nascia lá era considerado pau-ferrense. "Hoje, nós somos ligados à cidade de Riacho de Santana", diz Clégio Nunes.

Da linhagem dos mais antigos da família, segundo Licurgo Nunes Quinto, que é proprietário de um hotel em Pau dos Ferros, 125 são bacharéis em Direito. "Graças a Deus os mais velhos foram colocando os mais novos para estudar e daí que criaram gosto e hoje estamos com esse número", comenta o empresário, que é "primo legítimo de Sátiro". "É uma honra conviver com uma pessoa como Padre Sátiro, um exemplo de superação. Naquele tempo todos sabiam que o futuro era o estudo. Ele, muito novo, colocou água em lombo de jumento em Pau dos Ferros e hoje é um exemplo para a educação do Estado do Rio Grande do Norte. Um homem que venceu pelo estudo, ordenou-se sacerdote e educador", destaca o primo, saudosista.

Para ele, o sacerdote representa uma referência para a família e uma das autoridades do Estado. "Sempre estivemos muito perto dele, aprendendo... o meu irmão, Quarto, é muito ligado a ele também. Sátiro é um educador, um profundo conhecedor da educação. Sua colaboração foi fundamental para o Estado.Quantos alunos não passaram por lá e foram governadores, senadores, deputados?", questiona Licurgo Quinto.

No município de Pau dos Ferros, o religioso é reconhecido como um filho ilustre.


"Ele pediu para o prefeito colocar o busto de Cônego Caminha na praça e o prefeito atendeu e colocou. Homenageou a praça com o nome do cônego. Sátiro quem veio inaugurar", diz, sorrindo.
ESPECIAL
ARTIGOS
ELVIRO REBOUÇAS
PADRE SÁTIRO - A CONJUGAÇÃO DA FÉ E DA EDUCAÇÃO
JACY GURGEL FERNANDES
PADRE SÁTIRO, TRIBUNO DE DEUS
JACY GURGEL FERNANDES
SÁTIRO: O QUE MELHOR O DEFINE
MILTON MARQUES DE MEDEIROS,


REFERÊNCIA


PEQUENA VIAGEM SENTIMENTAL

Padre Sátiro nasceu na fazenda Poço de Pedra, em Pau dos Ferros, mas foi em Mossoró onde se firmou como sacerdote e educador

A FAMÍLIA NUNES E A FÉ
Padre Sátiro ajudou a terminar a obra da Capela de São Miguel


No lugarejo onde nasceu: a história da família está ligada à fé


UM SONHO, A ESTADUALIZAÇÃO


Estadualizar a universidade se constituiu em um feito que até hoje relembra a luta do sacerdote educador em prol da classe


'TIA MUNDINHA', FIEL ESCUDEIRA


Em um depoimento emocionado, diretora do Colégio Diocesano Santa Luzia fala sobre a convivência de 51 anos com o pároco


HOMENAGENS AO EDUCADOR

Amigos e funcionários falam sobre a convivência com o religioso que se destaca pelos vários trabalhos realizados na cidade

SÁTIRO CAVALCANTI DANTAS
NA VISÃO DE PADRE ALCIR LEOPOLDO DIAS DA SILVEIRA


Acompanhe todos os detalhes dessa importância matéria, acessando o site do jornal "Gazeta do Oeste". www.gazetadooeste.com.br
_____________________________________________________
"Nossos parabéns, padre Sátiro, pela imensa colaboração dada ao ensino e educação do Rio Grande do Norte." Mensagem dos que fazem o Sistema JMA - Mossoró Rio Grande do Norte.
____________________________________________________
Mais do que justa a homenagem do jornal Gazeta do Oeste ao padre Sátiro Cavalcanti Dantas, pelo que ele foi e é para a história religiosa de Mossoró e para o ensino do municipio.
Lembro-me muito bem, quando o Padre Sátiro Cavalcanti Dantas, no início da noite, na década de 80, adentrava á redação do Jornal Gazeta do Oeste, dirigindo-se à sala do jornalista Canindé Queiroz e lá passavam horas conversando sobre os mais diversos assuntos, inclusive sobre a política do rio Grande do Norte.
Confesso que sinto saudades daqueles momentos, meu caro Canindé Queiroz/ querida Maria Emília. As noites não demoravam muito a passar, pois lá estava o Padre Sátiro, com a sua inteligência nos transmitindo também suas sábias lições.
Parabéns Padre Sátiro e que possamos tê-lo ainda por muitos anos entre nós. (José Maria Alves).
_-________________________________________________________________________________





















Voltar Fechar








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre qualquer assunto abordado nesta página da internet. A sua opinião é muito importante para a realização do nosso trabalho.

José Maria Alves - Editor Geral