9 de dezembro de 2009


Juiz potiguar é indicado para programa nos Estados Unidos
08/12/2009
O Judiciário Federal do Rio Grande do Norte se destaca mais uma vez nacionalmente. O Juiz Federal José Carlos Dantas Teixeira de Souza, da 3ª Vara Federal, foi escolhido pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos para uma visita oficial ao país com o objetivo de conhecer o sistema Judiciário daquela nação. Na comitiva, além do magistrado potiguar, irão apenas dois outros juízes brasileiros. Serão 15 dias de missão oficial.

Alunos da UFRN atuam na Semana da Conciliação
07/12/2009
Em uma ação inédita, a Semana da Conciliação na Justiça Federal do Rio Grande do Norte trouxe também uma atuação acadêmica. Alunos do núcleo de Prática Jurídica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte estiveram atuando como conciliadores. Nas audiências os estudantes foram auxiliados pelos servidores da JFRN
“Esses alunos passaram por uma capacitação e agora estão tendo a experiência de serem conciliadores”, destaca o Juiz Federal Marco Bruno Miranda, titular da 3ª Vara Federal. Nessa prática de colocar os alunos para atuarem na conciliação eles atuaram na 3ª Vara e 1ª Vara.
O Juiz Marco Bruno ressalta a integração que esse tipo de ação está promovendo com a UFRN, além da contribuição oferecida pela Seção Judiciária para a instituição de ensino. Nas 120 audiências que foram realizadas pela 3ª Vara participarão mais de 200 alunos.
Semana da Conciliação na JFRN começou mais cedo
01/12/2009
O projeto Semana da Conciliação, que é realizado nacionalmente pelo Conselho Nacional de Justiça e acontece no período de 7 a 11 de dezembro, começou mais cedo na Justiça Federal do Rio Grande do Norte.
Desde a segunda-feira (dia 30 de novembro) foi deflagrado o mutirão de conciliação no Judiciário federal potiguar. As primeiras audiências foram realizadas na 7ª Vara, especializada no Juizado Especial.
Esse ano, a Semana da Conciliação na Justiça Federal do Rio Grande do Norte abrange não apenas as duas Varas do Juizado Especial (3ª e 7ª Varas), mas também as Cíveis e de Execução Fiscal.
No total, foram realizadas nesse projeto de mutirão para incentivar a conciliação nos processos judiciais cerca de 700 audiências. O trabalho está sendo coordenado pelo Juiz Federal Manuel Maia e conta com o apoio da Direção do Foro da JFRN, que tem como diretor o Juiz Federal Ivan Lira de Carvalho.
DIFERENCIAIS DA SEMANA DA CONCILIAÇÃO
A edição 2009 da Semana da Conciliação na JFRN traz alguns diferenciais. Além das Varas do Juizado Especial (onde tramitam processos com valor de até 60 salários mínimos), também estão no projeto Varas Cíveis e de Execução Fiscal.
Outra novidade é a participação da Turma Recursal (que funciona como a segunda instância nos processos do Juizado Especial).
A Semana da Conciliação no Judiciário Federal potiguar também conta com a participação das Subseções de Mossoró, onde foram realizadas 115 audiências, e de Caicó, onde aconteceram 148 audiências. Fonte: www.jfrn.jus.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre qualquer assunto abordado nesta página da internet. A sua opinião é muito importante para a realização do nosso trabalho.

José Maria Alves - Editor Geral