6 de outubro de 2009

"Que os anjos do Senhor o acolham na casa do Pai. Descanse em paz querido Mestre Americo Simonetti". Mensagem de todos os que fazem o Sistema JMA - Mossoro/RN.
___________________________________________________________________________
Emoçao, lagrimas, esperança, foram algumas das caracteristicas que pode-se observar durante a manha desta terça-feira, (06), por ocasiao do sepultamento do corpo do Monsenhor Americo Simonetti, no Cemiterio Publico Sao Sebastiao na cidade de Mossoro, no Rio Grande do Norte.
A urna mortuaria com o corpo do Monsenhor Americo Simonetti, deixou a Catedral de Santa Luzia por volta das dez horas e trinta minutos e sob forte emoçao da multidao, foi colocada num dos carros do Corpo de Bombeiros, que percorreu as ruas Idalino de Oliveira, Santos Dumont e chegou ao cemiterio trinta minutos depois.
A ultima missa celebrada na Catedral de Santa Luzia, as oito horas de hoje, presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Mariano Manzana, contou ainda com as presenças dos bispos Jose Freire de Oliveira Neto, Bispo Emerito de Mossoro; Dom Matias da Arquidiocese de Natal e Dom Delson da Diocese de Caico, no serido, alem de dezenas de padres vindos de todas as paroquias da regiao do alto e medio oeste do estado.
Em sua homilia, Dom Mariano ressaltou as qualidades do Monsenhor Americo, que ainda criança "sentiu o chamado de Deus: vem e segue-me". Lembrou a convivencia que o Monsenhor Americo teve com os Bispos Dom Jaime de Barros Camara, Dom Joao Batista Portocarrero Costa, Dom Eliseu Simoes Mendes, que o ordenou padre na Paroquia de Sao joao Batista em Açu.
No ano de 1962, o Bispo Diocesano Dom Gentil Diniz Barreto trouxe o padre Americo para Mossoro, para aqui dirigir o Departamento Diocesano de Açao Social -DDAS e instalar e Emissora de Educaçao Rural, atual Radio Rural.
Dom Mariano lembrou que em 1980, Monsenhor Americo passou a condiçao de vigario geral da diocese e cura da catedral.
Dom Mariano lembrou que o monsenhor Americo deixou tres grandes ensinamentos para a cidade e regiao: amor e fidelidade a sua igreja, ate nos momentos mais dificeis de sua vida; preocupaçao com o dinamismo de levar a fe a anunciar o evangelho atraves da radio rural; atençao ao mundo cultural, a partir de Açu onde foi professor e em Mossoro atraves do Movimento de Educaçao de Base -MEB.
Ao final de sua homilia, disse Dom Mariano: "HOJE ELE NOS DEIXA UMA GRANDE HERANÇA e queremos agradecer a Deus pela vida do Monsenhor Americo".
Ainda na Catedral fizeram uso da palavra, a prefeita de Mossoro, Maria de Fatima Rosado Nogueira; a deputada federal Sandra Rosado, que representou a governadora Vilma Maria de Faria; a senadora Rosalba Ciarlini e em nome de todos os familiares do monsenhor, o seu sobrinho Paulo Simonetti.
Durante o percurso da catedral ate cemiterio de Sao Sebastiao, milhares de pessoas se colocaram nas laterais e nos canteiros centrais, acenando, quando o carro do corpo de bombeiros passava levando o Monsenhor Americo Simonetti ao campo santo.
(Texto e reportagem de Jose Maria Alves - do Sistema JMA).
__________________________________________________________________________
"Mossoro com alegria, sauda Santa Luzia!"
"O Santa Luzia, pedi a Jesus, que sempre nos der dos olhos a luz....".
_____________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre qualquer assunto abordado nesta página da internet. A sua opinião é muito importante para a realização do nosso trabalho.

José Maria Alves - Editor Geral