20 de março de 2009

Sistema JMA Jurídico e Jornalístico
Coluna de José Maria Alves
Mossoró (RN) 20 de março de 2009.
________________________________________
Ainda a toque de vara e remo, como costumam dizer aqueles que escrevem bem,(não é o nosso caso), vamos dedilhando um pouco as teclas do computador, com o único e maior objetivo: o de não encerrar em definitivo o nosso contato com os poucos leitores, que por acaso ainda dispomos.
Esta coluna chega hoje,sexta-feira, com algumas rápidas pinceladas sobre os fatos que marcaram a semana, nos diversos setores da comunidade mossoroense, sem qualquer pretensão de nossa parte em sermos o primeiro a divulgar, melhor divulgar, a não ser o objetivo de prestar um serviço à comunidade local.

LUTO
Final da tarde de ontem, por informação de minha cunhada Maria de Lourdes, fui supreendido com a morte, na noite anterior do amigo Agildo Moura, uma figura que dispensa comentários, pela sua sinceridade, pelas suas manifestações de pensamento e acima de tudo, pela grande simplicidade que sempre conduziu no seu dia a dia.
Conheci Agildo, esposo inseparável de sua amada Graça, nos Encontros de Casais com Cristo na Paróquia de Santa Luzia. Ao lado de Tarcizo Lima, outro grande amigo nosso, preparou o hino do dizimista de Mossoró, cantado por centenas de pessoas nas missas da Catedral.
Descanse em paz meu bom e grande amizo Agildo Moura. E para Graça, sua esposa, a palavra de conforto e de fé nesses momentos tão difíceis.
______________________________________________________________
FÓRUM
A ex-vice-prefeita de Mossoró e atual vereadora, Cláudia Regina Freire de Azevedo, nossa queridíssima colega na Assessoria Jurídica Estadual, com lotação na IIª Unidade Regional de Saúde Pública, nos falou entusiasmada esta manhã a respeito do Forum Permanente da Paz, instalado na manhã de quinta-feira na Câmara Municipal de Mossoró.
A criação desse Fórum, que vem recebendo a adesão de vários e importantes segmentos da comunidade mossoroense, foi uma sugestão da própria Cláudia Regina, nos seus primeiros momentos como integrante do legislativo mossoroense.
Cláudia Regina, uma mulher dinâmica, comunicativa, amiga de todas as horas, com esse seu primeiro requerimento de criação do Forum Permanente pela Paz, mostrou a toda população mossoroense, realmente as suas verdadeiras intensões em trabalhar pela população.

Conte conosco, Cláudia Regina, quando se fizer necessária a nossa modesta e pequena colaboração ou opinião.
______________________________________________________________
FESTIVAL
A assessoria do deputado estadual Robison FARIAS nos envia e-mail, agradecendo a nossa colaboração para a divulgação do Festival da Canção e da Música Popular, realizado no final do ano passado e ao qual estivemos presentes.
O deputado Robison Farias já confirmou oficialmente que a segunda edição do concurso musical, será realizado este ano, com as primeiras iliminatórias ocorrendo nos próximos meses de maio e junho.
______________________________________________________________
DETALHES... DETALHES... DETALHES...
Famílias residentes nas áreas límtrofes dos estados do Ceará com o Rio Grande do Norte, eufóricas com o anúncio, pela governadora Vilma Maria de FARIA da construção da chamada "estrada do cajueiro".
..........
Domício Silvério dos Santos, realizando um trabalho dígno de elogios à frente da Gerência da Central do Cidadão na cidade de Mossoró.Trata-se de uma das mais queridas figuras humanas e pessoa de estrita confiança do Secretário de Interior e Justiça, Leonardo Arruda Câmara.
.........
A Escola da Fé que a Paróquia de Santa Luzia vem mantendo através da Rádio Rural de Mossoró, com a responsabilidade de Fernando Leite tem atraído bastante as atenções dos paroquianos.
Na quinta-feira à noite participei do terceiro encontro na rua General Péricles e fiquei impressionado com o interesse das pessoas sobre o tema da CF-2009 "A paz é fruto da Justiça".
.....................
Águas do rio Mossoró aumentam, porém de forma ainda timida, na cidade de Mossoró,fruto das chuvas que vêm se registrando nos municipios da região oeste.
.....................
Nossos cumprimentos pela aprovação do Gleyton Alexsandro Silva Medeiros no vestibular da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, para o Curso Superior de Matemática. Ele é filho de José Fernandes de Medeiros e Maria Luzinete Lopes da Silva.
Os cumprimentos são extensivos a todos aqueles que conseguiram aprovação e para os que não conseguiram ingresso, a nossa palavra de incentivo.
....................
Professores Guido e Denilson, professores em 2008 da minha filha Alexandrina Marfiza, estão arquitetando a instalação de uma escola de música, para atendimento particular na cidade de Mossoró.
Com a competência dos dois, com certeza, o projeto já está cercado de sucesso.

Por esta tarde, é somente o que tinhamos para relatar. Até uma próxima oportunidade. Enquanto não publicamos novas colunas, o Grande HERMES OLIVEIRA vai nos abastecendo com a sua coluna "Democratizando a Comunicação". José Maria Alves.

“DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO - Coluna de Noticias”
“Uma forma diferente de Noticiar!”
Edição Nº 187 – Ano I. - Fontes de informação: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira – Idealizador e Editor. – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos: (084) 9921-5275/8848-2592 –
hermesoliveira1@hotmail.com

Mossoró/RN, sexta-feira, 20 de março de 2009 (atualizado às 00h).

A bronca do leitor tem a sua mira apontada para o editor da coluna, a simpática Socorro Morais, professora e membro da Pastoral Operária da Igreja Nossa Senhora da Conceição me puxa as orelhas. Prometo que pela manhã passarei nas greves para me inteirar e me solidarizar com a companheirada. D. Socorro..., quantas saudades do Programa Trabalho e Cidadania e da sua valiosa colaboração! Boa leitura!
DEVOLUÇÃO DE IPVA – São Paulo/SP. Mais de 36 mil proprietários de veículos roubados vão receber reembolso do IPVA. O governo do estado de São Paulo vai devolver, até abril, R$ 10,2 milhões aos contribuintes que tiveram seus veículos roubados ou furtados em 2008.
Segundo a Secretaria da Fazenda, serão creditadas as diferenças de 36,7 mil veículos. O reembolso refere-se à restituição proporcional ao IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e beneficia os condutores que pagaram o tributo após ocorrência do crime.
Não é necessário realizar nenhuma solicitação para receber o dinheiro, já que os sistemas da Secretaria de Segurança Pública e do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) estão integrados ao da Fazenda, o que torna o reembolso automático. Para consultar o valor a que tem direito, o contribuinte deve acessar o site www3.fazenda.sp.gov.br. Os valores ficarão à disposição dos proprietários no banco “Nossa Caixa”. FONTE: www.endividado.com.br.
PROFESSORES DE MOSSORÓ ACAMPARAM NA PREFEITURA desde o dia 13 de fevereiro quando o Sindicato da categoria foi informado através de ofício sobre o corte do ponto dos grevistas.
Os professores decidiram acampar em frente à Prefeitura Municipal na tentativa de pressionar a prefeita Fátima Rosado a atender as reivindicações da categoria.
Os professores reivindicavam implantação do piso salarial nacional incluindo as horas extras na jornada de trabalho e o cumprimento do Plano de Cargos, Carreira e Salários. FONTE: www.foque.com.br/boletim.
SEMI-ÁRIDO: 1 MILHÃO DE CISTERNAS – O Projeto P1MC avança na construção das cisternas no semi-árido. Açu, Itajá e Paraú serão as próximas cidades beneficiadas pelo Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC).

O P1MC é um projeto iniciado pela Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA) em julho de 2003, e que tem como principal meta beneficiar 5 milhões de pessoas em toda área do Semi-Árido, com cisternas construídas para armazenar água potável própria para o consumo e higiene humana em época de estiagem.
O objetivo da Coopervida, responsável pelo projeto nas cidades citadas, é construir 765 reservatórios até junho deste ano.
MORADIA – SINDICATOS ASSINAM CONVÊNIO - o Sindicato do Empregados do Comércio de Mossoró e Médio Oeste do Rio Grande do Norte (Secom), realizou assinatura do convênio com a Caixa Econômica Federal (CEF) para a construção de 50 habitações.
“A nossa meta é construir 50 casas, mas tudo vai depender da demanda”, diz Raimunda Soares. O lançamento está previsto para ser realizado em maio. E a entrega das habitações deve ser promovida em dezembro deste ano.
Além do Secom, o Sindicato dos Trabalhadores da Saúde em Hospitais, Clínicas e Laboratórios Privados de Mossoró (Sintrapam) também assinarão um convênio com a instituição bancária.
BRONCA DO LEITOR (31) – Olá Hermes, boa noite! Estou sentindo falta no “Democratizando a Comunicação” alguns comentários sobre o andamento das greves dos funcionários públicos (municipal e estadual). Abraços, Socorro Morais.
FIQUE SABENDO... “Dia do Fuzileiro Naval: 07 de março”. FONTE: http://www.velhosamigos.com.br/DatasEspeciais/diafuzileironaval.html.
Os Fuzileiros Navais são uma força integrante da Marinha do Brasil, responsável pela segurança de assuntos que dizem respeito aos interesses navais do País. Prontos para entrar em ação em terra ou na água, também são chamados de “Anfíbios”.
Mesmo um país pacífico como o Brasil precisa de uma tropa capaz de agir com rapidez diante de qualquer emergência. Principalmente se pensarmos na extensão de nosso litoral e nas nossas grandes redes hidrográficas. Aí entra a competência dos Fuzileiros Navais.
As primeiras tropas do mar vieram para o Brasil em 1808, junto com a Família Real Portuguesa. Receberam vários nomes até que fosse mantida, a partir de 1932, a denominação de Corpo de Fuzileiros Navais.
Ao longo da história, a participação de soldados-marinheiros pontuou vários episódios, como as batalhas pela Independência da República, as campanhas do Prata e a Segunda Guerra Mundial.
Nos conflitos mais recentes, os Fuzileiros Navais foram designados como Observadores Militares das Organizações das Nações Unidas (ONU) em El Salvador, Moçambique, Honduras, Bósnia, Ruanda, Peru e Equador. Participaram também da Força de Paz em Angola.
Ser Fuzileiro Naval requer resistência física. São realizados muitos treinamentos rigorosos e o desempenho nas atividades conta como ponto para a ascensão na carreira.
A conduta dos oficiais e dos praças também é observada para critérios de promoção e de participação em cursos e especializações, por exemplo. Isto exige dos Fuzileiros um bom histórico profissional e moral.
Lema: “Ad sumus”. Esta expressão latina significa muito mais do que seu sentido literal, “estamos presentes”. A mensagem é estar sempre a postos, preparados para defender a segurança, o patrimônio e a integridade da Nação.
Para se tornar um Fuzileiro Naval, pode-se optar pela carreira oficial ou de praça. Entrar no Corpo de Praças de Fuzileiros Navais requer um concurso com exames de saúde, suficiência física e escolaridade, que inclui conteúdos até a 8ª série, além de testes psicológicos e outras exigências.
Já os Oficiais Fuzileiros Navais compreendem três quadros: Quadro de Oficiais Fuzileiros Navais (FN), Quadro Complementar de Oficiais Fuzileiros Navais (QC-FN) e Quadro Auxiliar de Fuzileiros Navais(A-FN).
Fazem parte do quadro Oficial os Fuzileiros Navais que vêm da Escola Naval e passam em concurso público. O quadro Complementar é composto por Oficiais com nível universitário. O quadro Auxiliar pode ser preenchido por Oficiais do Corpo de Praças de Fuzileiros Navais, que são transferidos através de concurso interno.
A Marinha já inspirou e faz parte de numerosas canções populares brasileiras. Desde Lamartine Babo, com “O Teu Cabelo Não Nega”, ou Braguinha, com “Tem Marujo no Samba”, até a “Mulata Fuzileira”, de Hervê Cordovil e Paulo Netto, as marchinhas de carnaval lembraram com alegria os Fuzileiros Navais.
Até mesmo uma escola de samba do Rio de Janeiro resolveu homenageá-los. Foi a Acadêmicos do Salgueiro, em 1958, com o samba-enredo "Exaltação aos Fuzileiros Navais".
CONQUISTE SEU EMPREGO – RN, Ministério Púbico está oferecendo 20 (vinte) VAGAS para Promotor de Justiça Substituto, as inscrições estão abertas e a escolaridade exigida: Superior. Salários até R$ 14.507,19. Maiores informações pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.
NACIONAL – O Ministério da Fazenda está oferecendo 200 (duzentas) VAGAS para Assistente Técnico Administrativo, inscrição abertas entre os dias 09 a 20 de março/2009, escolaridade exigida: 2º grau. Salários de R$ 2.590,42. Maiores informações pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.
REGISTROS:

ü “Parabéns Hermes pela matéria dedicada sobre o câncer da próstata, pois no RN vem aumentando gradativamente o número de homens infectados com essa enfermidade. Sempre divulgue informações tão importantes, as quais tem papel decisivo e esclarecedor para os seus leitores. Um forte abraço, Márcio Ribeiro”. – Valeu Márcio, obrigado pela leitura e você foi um dos nossos primeiros leitores com depoimentos registrados. O Márcio é Educador da Fundac/Natal.
ü “Grande Hermes, seu bom Democratizando a Comunicação está chegando truncado, embora continue de fácil leitura. Forte Abraço! Gilberto de Sousa”. –
Obrigado amigo Gilberto, infelizmente não como evitar esse problema. Oportunamente agradeço pelas citações feitas por você no Circulando em Off (Jornal Gazeta do Oeste) a respeito do nosso trabalho. Sou seu leito de longas datas. Saúde e paz a você e família.

ü Nossos/as leitores/ras: Andressa (Nívea), Andreza Moraes – Interisindical, Bráulio André, Bruno Neto – Intersindical, Gilberto de Sousa – Gazeta do Oeste, Isolda Dantas – Centro Feminista, Lisboa Batista – Jornal de Fato, Romildo Pompeu – IPERN, Rômulo Arnaud – CUT/RN e Tarzia Medeiros – PSol/RN.
ü Há 188 anos (06/03/1821) foi criado o Ministério da Fazenda.
**********PANO RÁPIDO**********
v Memória: Na edição no 046/2008 (de 13 de março), relatamos os seguintes temas: Feliz, Firme e Forte, O Plantão Jurídico, Brasileiros Impedidos, Transplante de Rins. FIQUE SABENDO: Suplemento é Complemento.
.
“Quem canta...
Ainda bem que tocou / Essa música suave / Eu posso dançar com você / Como no passado / Dançando assim / Eu tenho você nos meus braços... . (“Música Suave” – Composição: Erasmo Carlos e Roberto Carlos. Canta: R. Carlos).
os males espanta”.
VISITE OS SITES:
www.sistemajma.blogspot.com “Jurídico e Jornalístico”, www.sindbancarios.com e www.kyte.tv
>

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre qualquer assunto abordado nesta página da internet. A sua opinião é muito importante para a realização do nosso trabalho.

José Maria Alves - Editor Geral