29 de janeiro de 2009

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO - Coluna de Noticias"

"Uma forma diferente de Noticiar!"

Edição Nº 175 – Ano I. - Fontes de informação: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira – Idealizador e Editor. – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos: (084) 9921-5275/8848-2592 – hermesoliveira1@hotmail.com

NATAL/RN, quinta-feira, 29 de janeiro de 2009 (atualizado às 18h).

______________________________________________________________________________________

Estimados Amigos:

Estou em Natal desde o início da noite de ontem, chego um pouco tarde com esta edição devido à falta de tempo para postagem logo cedo neste dia.

Muitas dificuldades para a elaboração e hoje vou transcrever algumas notícias da imprensa local de Mossoró. Em Natal para exame médico de rotina e o de hoje não é nada agradável; tou como vida de Rei, só no "trono". Boa leitura!

NÃO MANDO e-mails com assuntos do tipo: convite anexo, currículo, minhas fotos, nossas fotos, Arquivos no anexo e etc. Estou recebendo vários e-mails como estes de supostos amigos.

Ora, "Nossas Fotos", este ano não tirei foto com ninguém e nem tão pouco estive com o amigo Josué Damasceno, e por duas vezes me chega mensagens, supostamente sua.

Não pedi currículos dos amigos Benilson e Kleylendia nem tenho agência de empregos, lixeira imediatamente. Por falar em Josué mando um grande abraço e estou na escuta do SINTE – EXTRACLASSE e Contraponto.

Tempo - Meu tempo em computador resume-se para a pesquisa e emissão do "Democratizando a Comunicação", porque sei dos valorosos leitores que me aguardam para nova leitura.

NOVA FACULDADE EM MOSSORÓA Faculdade Anglo Americana (Rio de Janeiro) deve instalar uma unidade em Mossoró. Seu endereço tende a ser às margens da BR-110 (Mossoró-Areia Branca).

Ainda não tenho maiores informes sobre o empreendimento. Mas recebi dados de que um amplo terreno próximo ao Posto 30 de Setembro (do grupo do empresário Zé Mendes) será o local da faculdade.

Confirmando-se a chegada dessa nova marca de ensino superior, definitivamente Mossoró se consagra como um pólo acadêmico, graças a diversos fatores que independem do poder público e da política. Ainda bem.

Pela vontade soberana da elite politiqueira mossoroense, o lugar seria sempre um rincão, pasto para bode e capiau analfa. Atualmente, o município possui mais de 14 mil estudantes universitários. FONTE: do Blog Carlos Santos – Coluna Herzog em 27/01/2009.

MATERIAL ESCOLAROs consumidores terão mais tempo para pesquisar e comprar o material escolar de seus filhos. O horário especial foi iniciado no dia 24 nas livrarias e papelarias da cidade. A tática é comum nos sábados que antecedem a volta às aulas.

Os pais poderão escolher o material escolar das 8h às 16h e das 16h até às 17h, as livrarias terão expediente interno. O horário especial seguirá nos dias 31 de janeiro, 07 e 14 de fevereiro/2009. FONTE: Coluna Circulando em Off – Gilberto e Sousa, Jornal Gazeta do Oeste em 24/01/2009.

SÓ FALTAVA ESSAOs americanos querem colocar um oficial de sua migração internacional no Aeroporto de Cumbica, em São Paulo, vigiando a saída de Brasileiros para os EUA. Alega que a medida facilitaria o embarque das pessoas.

A proposta feita ainda no segundo semestre de 2008 - a segunda num intervalo de seis meses - foi repudiada com vigor. Lula pôs ponto final na questão.

Não quer ouvir e muito menos ver estrangeiros exercendo tal função em nossos aeroportos. FONTE: Coluna Impressionante – Carlos Augusto, Jornal Gazeta do Oeste em 28/01/2009.

FIQUE SABENDO... "29 de Janeiro: Dia do Jornalista". Por *Marcello Pepe. (Fonte: http://www.planetanews.com/news/2004, em 29/01/2004).

De tão comum e cotidiano, fica difícil prestar devida atenção em como somos bombardeados por informação. São noticiários no rádio, telejornais, revistas, jornais diários e até, claro, os atuais Web sites sempre abarrotados de novidades, conhecimentos, cultura, fatos e fotos.

É... nem sempre paramos para pensar no profissional que está por trás daquele texto bem escrito, que sintetiza várias horas ou dias em alguns parágrafos, que nos dão a perfeita localização no tempo e no espaço, nos transferindo conhecimento suficiente para podermos compreender, opinar e debater os assuntos do nosso interesse.

Poetas do cotidiano. Ah, sim. Assim deviam ser chamados estes 'profissionais' que nos poupam nosso precioso tempo, ofertando seus textos bem redigidos em forma de boa literatura para nossa degustação. Impressionante como conseguem resumir num título ou num 'olho' de matéria tudo aquilo que vamos digerir dalí pra frente.

É bonito quando terminamos a leitura de uma notícia, artigo, press-release, ou entrevista, e pensamos por um instante que estávamos mesmo ao lado deste 'contador de estórias', ouvindo até suas pausas para respiração, suas expressões faciais e corporais.

Às vezes, me pego literalmente aplaudindo quando um comentarista como Arnaldo Jabor conclui seu raciocínio se utilizando tão somente das nossas usuais e corriqueiras palavras.

Arquiteto da ortografia, o bom jornalista é aquele que, assim como se faz na construção civil, emprega, da língua Portuguesa, os materiais básicos que 99% das pessoas comuns podem compreender, não fazendo disso um trabalho medíocre, mas, sim, emprestando sua arte para fazer com que tijolos, vergalhões, areia, pedra e cimento lingüísticos, nas medidas e proporções corretas, tomem a forma elegante e edificada que encontramos nas informações jornalísticas.

Como em todo ramo de atividade, nossa língua também é regida por leis. Hildebrando, Aurélio, Bechara. Estes são os juristas que me vêm à mente quando penso nas leis gramaticais e ortográficas do nosso bom Português.

Mas, como toda norma perde seu valor onde há impunidade, não haveria de ser diferente quando do descumprimento das regras de comunicação em nossa língua.

Não há multas, prisão, pontos na carteira, nada. Quem quiser sair por aí, redigindo numa língua que inventou, esqueceu ou não aprendeu, dizendo que sabe ler e escrever em Português, nada de ruim vai lhe acontecer.

Até mesmo pelo fato que outros tão ou mais ignorantes estarão lá para ler e aceitar a distorção lingüística sem nem perceber a mácula que esta displicência causa ao nosso idioma.

Fiquei muito satisfeito ao saber que, apesar da grande maioria das universidades particulares ter abolido o exame vestibular para o ingresso de seu corpo discente, as faculdades ainda mantém uma prova de redação básica, onde, supõe-se, o candidato será avaliado pela sua capacidade de traduzir em textos seus pensamentos, sentimentos e idéias.

Das últimas décadas para cá, o homem veio deixando de buscar informações e conhecimentos através da língua escrita para se nutrir de sons e imagens hipnóticas através da televisão. É a geração MTV, que, num compreensível círculo vicioso, se tornou cada vez mais ignorante.

Nos últimos anos, empresários, funcionários, estudantes e até donas de casa voltaram compulsoriamente ao hábito da leitura e da escrita. A popularização da comunicação por e-mail fez com que executivos, que usavam suas secretárias para redigir uma simples minuta de reunião ou um comunicado interno, passassem a fazê-lo com suas próprias capacidades.

O resultado é um misto de sadismo ortográfico com exposição pública das suas particulares deficiências. E o pior: na maioria dos casos, o "redator" nem sabe que é motivo de escárnio.

Isto, sem falar dos famigerados Blogs (contração ou corruptela de WebLog) que revelam grandes talentos na arte de crucificar nossa gramática. Jovens que não aprenderam para quê servem os acentos, símbolos gráficos, vírgulas, pontos, parêntesis, letras maíusculas em nomes próprios e no início das sentenças, publicam suas experiências e se expõem publicamente.

Puxa! Fiquei um pouco amargo nestes últimos parágrafos, mas a minha intenção é fazer lembrar do valor que tem um profissional que faz do seu dia-a-dia, uma jornada de resgate e reanimação do sistema de comunicação verbal, mesmo enfrentando a crescente depalperação de sua platéia. Lembre-se sempre que, se não puder vencê-los, jamais (mesmo) junte-se a eles.

Senhor jornalista, meus parabéns pelo dia 29 de janeiro.

pq vc naum tc um post aki emb? (sic).

*O escritor Marcello Pepe trabalhou por muitos anos para o jornalismo brasileiro nos Estados Unidos, onde pôde editar, redigir e diagramar vários periódicos brasileiros. Lançou em 1997 o premiado PlanetaFax, sendo o primeiro informativo diário em português nos EUA.

O conteúdo veiculado na coluna é de responsabilidade de seu autor.

e

CONQUISTE SEU EMPREGO – RN, O CRC – Conselho Regional de Contabilidade está oferecendo 11 (onze) vagas para vários cargos, inscrições estão abertas até o dia 07 de fevereiro de 2009, escolaridade exigida: 1º, 2° e 3° graus. Salários até R$ 1.000,00. Maiores informações pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

NACIONAL, A INFRAERO – Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária está oferecendo vagas para vários cargos, inscrições até o dia 11 de fevereiro de 2009, escolaridade exigida: Superior. Salários até R$ 3.203,53. Maiores informações pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

REGISTROS:

ü Contagem do tempo: Ano – 2009, Dia: 29°, Semana: 5ª e Término: 336 dias.

ü "Amigo Hermes, bom dia!!! Mesmo de longe cheguei a compatilhar a sua dor comigo, pois você se espelhou no seu grande pai, agora só resta não deixar o espelho se quebrar... por isso, fiz essa sextilha em sua homenagem: "Você está com uma dor / Que do seu corpo não sai / Por você ter tanto amor / Seu peito toda vez vai / Sempre lembrar com fervor / Da imagem do seu pai". Fique com DEUS, um abraço". – Valeu amigo Evandro Cunha, o Evandro é, também, músico e Técnico em Segurança de Trabalho. Eu disse MÚSICO da boa MÚSICA, não desses barulhos (como diz Queiroz Alcântara) que nos incomodam os tímpanos.

ü "Saudades é um sentimento bom, que nos faz levar em nossos corações boas lembranças dos que amamos. Quero agradecer pelo informativo, principalmente das orientações e cuidados da nossa saúde. Nesta rapidez da vida suas orientações fazem à gente parar e pensar um pouco sobre como estamos tratando nosso corpo e os seus cuidados necessários. Valeu, Carlinhos – SECOM/Pastoral Operária/Mossoró-RN". – Meu querido Carlos Antônio, lendo esse depoimento, imagino dizer-me pessoalmente e sempre alegre. Aliás, quando você se aborrece ninguém acredita, pois parece fingir aborrecido. Beijo no coração amigo!

ü Nossos/as leitores/ras: Adriana Morais – O Mossoroense, Alcimar Almeida – G. do Oeste, Prof. Aluízio Dutra – UERN, Aluízio Veras – UERN, Bárbara Tavares – 105 Fm, Batista Santos – Detran, Gleide Tomaz – F. Esperança, Leoniza Oliveira – R. Rural, Sebastião Almeida – PMM e Prof. Sérgio Alexandre.

ü Há 83 anos (29/01/1936) Grupo mossoroense emigram para a cidade de São Miguel/RN, pela chegada da Coluna Revolucionária chefiada por Luiz Carlos Prestes.

**********PANO RÁPIDO**********

v Memória: Na edição no 039/2008 (de 26 de fevereiro), relatamos os seguintes temas: Lisboa Batista, Programas de Rádio, Consulta Remédios, Conseqüências do Aborto, No Brasil – maus tratos a Pessoa Humana, Clongens de Celulares. FIQUE SABEDO: Leptospirose.

v Mega-Sena – Concurso número 1043 ACUMULOU e os números sorteados são: 14, 21, 25, 48, 51 e 60. O próximo prêmio estima-se em R$ 7 milhões. Já os acertadores da Quina (35) receberão R$ 33.115,91 cada. FONTE: www.caiixa.gov.br, Arapiraca/AL, em 28/01/2009;

v FMI prever o menor crescimento da economia mundial em 60 anos, m 2009: 0,5%. Brasil deverá crescer 1,8%. FONTE: Globo.com, em 28/01/2009;

v Hoje é Dia do Jornalista e Dia Mundial do Hanseniano. Amanhã é Dia da Não Violência, Dia de Gandhi e Dia do Portuário.

DEDICO esta edição aos/as jornalistas pelo seu dia, hoje.

"Quem canta...

Tô trancado aqui no quarto / De pijama porque tem / Visita estranha na sala / Aí eu pego e passo / A vista no jornal... . ("Naquela Mesa" – Composição: Raul Seixas e Paulo Coelho. Canta: R. Seixas).

os males espanta".

VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico", www.sindbancarios.com e www.kyte.tv

*Hermes Alves de Oliveira (49), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos.

Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN, passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e há sete anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (2000/2002) e CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006).

Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Secretário/tesoureiro do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Indireta do RN e Membro do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre qualquer assunto abordado nesta página da internet. A sua opinião é muito importante para a realização do nosso trabalho.

José Maria Alves - Editor Geral