6 de agosto de 2008



"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO - Coluna de Noticias"
"Uma forma diferente de Noticiar!"

Edição Nº105
*Hermes Alves de Oliveira – Editor.
Contatos: (084) 9921-5275/8848-2592 –
hermesoliveira1@hotmail.com

Mossoró/RN, quarta-feira, 06 de agosto de 2008.

_____________________________________________________________


BRONCA DO LEITOR (4)



– Meu caro Amigo Hermes leio, agora, no FIQUE SABENDO (Democratizando a Comunicação nº 103), uma notícia bastante interessante. Anuncia-se que 31/07 é o "dia do orgasmo". Eu também concordo com a opinião de que o orgasmo deverá ser comemorado todos os dias.


No entanto, a mídia vez por outra explora este assunto, registrando que determinadas mulheres declaram que nunca conheceram esse "bicho papão" - para elas, é claro. Daí justifica-se até certo ponto esse dia escolhido para comemoração, até porque poderá despertar a curiosidade de algumas em conhecê-lo de perto.


Aliás, uma outra data que traremos à colação é o 8 DE MARÇO - Dia Internacional da Mulher. Bobagem. O dia da mulher é todo dia que Deus dá, como diz o velho adágio. E elas, coitadas, ficam satisfeitas após aguardarem um ano inteiro para comemoração. Não se trata de "machismo".


Mas, nós, por exemplo, não sofremos essa discriminação. Para tanto, nos conformamos com a máxima: E O VERBO SE FEZ HOMEM. Forte Abraço, PS. Se interessante for este comentário, liberado está para publicação. Forte Abraço - DINIZ.


CENTRO RUI BARBOSA


– O Centro Acadêmico Rui Barbosa da Faculdade de Direito/UERN elegerá Nova Diretoria na próxima quinta e sexta-feira, em turnos matutino e noturno. O período de inscrições de chapas ocorreu entre os dias 28/07 a 01/08, somente a Chapa "Integrar é Direito" encabeçada por Fred Filgueira e Ariadny Mayara oficializou o registro para concorrer ao processo eleitoral.


A Comissão Eleitoral – Formada por João Batista Fernandes Neto – Presidente, Riquelma Medeiros e Paula Freitas, 1º e 2º secretários, respectivamente, informa que estarão aptos ao voto mais de 400 acadêmicos regularmente matriculados nos dois turnos da Instituição de Ensino Superior.


GRITO DOS EXCLUÍDOS – Carlos Antônio comunica que aconteceu a primeira plenária para a construção da 14ª edição do grito em 2008. Foi na sede do SECOM – Sindicatos dos Comerciários de Mossoró e Região, sito a Rua Jerônimo Rosado, 1331 – centro, às 17:30h desta quarta-feira (06). Outras informações serão obtidas pelo fone: (084) 3316-1023.


"Estamos com um pouco de atraso, sabemos da agenda das eleições deste ano, mas ainda temos tempo de fazermos o nosso grito". Afirmou Carlos Antônio.



CARRO FURTADO EM SHOPPING GERA INDENIZAÇÃO


A 4ª Câmara de Direito Civil do Tribunal de Justiça confirmou sentença da Comarca de Criciúma que condenou o Condomínio do Criciúma Shopping Center ao pagamento de indenização por danos materiais no valor de R$ 28 mil à Sônia Regina Melo Ronsoni.


Segundo os autos, Sônia teve seu carro furtado no estacionamento do shopping enquanto Veraldo João Miguel – que estava na posse do veículo – fazia compras no interior do estabelecimento. FONTE: TJSC - Tribunal de Justiça de Santa Catarina, 04/08/2008. Na base de dados do site www.endividado.com.br.



CONQUISTE SEU EMPREGO – NACIONAL. A TRASNPETRO – Petrobrás Transporte S.A. está oferecendo 870 (oitocentos e setenta) vagas para vários cargos, as inscrições estão abertas a até o dia vinte de agosto/08, escolaridade exigida: 1º e 2º Graus. Salários até R$ 2.342,24. Maiores informações pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

FIQUE SABENDO... "Tocadores de MP3 já é risco à audição". (FONTE: Estadão. Na base de dados do site www.endividado.com.br, 05/08/20008).


Aparelhos podem atingir volume tão alto quanto o de uma britadeira. O hábito cada vez mais comum, principalmente entre jovens, de ouvir música em tocadores de MP3 e celulares com o uso de fones de ouvido por longos períodos e volume alto já causa reflexos em consultórios e clínicas médicas: casos freqüentes de pacientes com problemas de audição.
Apesar de pequenos, alguns desses aparelhos são capazes de produzir um volume máximo equivalente ao de uma britadeira, algo em torno de 120 decibéis (dB). A legislação brasileira, por exemplo, permite que um operário permaneça só sete minutos por dia exposto, sem proteção auricular, a sons acima de 115 decibéis.
Um dos primeiros sinais de problemas de audição é o aparecimento do `zumbido`, ou seja, um ruído contínuo que parece um chiado. Imagine, por exemplo, uma emissora de televisão fora do ar. O problema pode ser agravado pelos barulhos do dia-a-dia, como trânsito intenso, construção civil e até mesmo músicas com volume alto em festas.
Esse crescimento de jovens que buscam atendimento já se reflete em números no Grupo de Apoio a Pessoas com Zumbido, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Nos últimos cinco anos, houve um aumento de 20% no número de jovens com menos de 20 anos atendidos pelo serviço.
A pesquisadora ressalva que não é possível dizer quanto desse aumento pode ser atribuído aos tocadores de MP3 e dispositivos similares. Mas afirma que lugares barulhentos, como shows e festas, podem contribuir. Segundo Tanit, a exposição contínua a sons intensos é responsável pelo zumbido em cerca de 35% das pessoas que procuram o ambulatório.
CAPACIDADE - Testes feitos em walkmans e tocadores de MP3 mostraram que todos são capazes de reproduzir música acima dos 100 decibéis, segundo estudo da Associação Americana de Fala, Linguagem e Audição (Asha, na sigla em inglês), realizado em 2006.
Iêda Russo, fonoaudióloga e professora da PUC-SP e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, afirma que a exposição prolongada a um som com intensidade superior a 90 decibéis pode prejudicar a audição. Trabalhando há 35 anos na área, ela diz que houve uma mudança significativa na saúde auditiva dos jovens na última década.
Segundo a fonoaudióloga, a exposição dos adolescentes a sons e ruídos cada vez mais intensos e por períodos prolongados levou a uma redução da sensibilidade auditiva. Ou seja, antes, não era raro encontrar um universitário que, em um exame, era capaz de perceber sons abaixo do limiar médio de audição do ser humano (0 decibel).
PREVENÇÃO - Iêda deixa claro que não é contra a utilização desses aparelhos, mas afirma que é preciso ensinar os jovens a tomar cuidado. A fonoaudióloga lembra que a audição não serve só para comunicação: também é importante para apreender o que acontece fora do campo de visão. "Ter um dos ouvidos disponíveis para o ambiente previne acidentes", diz ela, ao comentar o costume de alguns jovens de deixar um dos fones fora do ouvido.



REGISTROS:
ü Contagem do tempo em 05 de agost0 de 2008: Dias 218°, Semana 32ª e Termino 148 dias.
ü Hoje é Dia Nacional da Saúde e Dia da Farmácia. Amanhã (06) é Dia da Independência da Bolívia e da Jamaica.
ü "Muito bom nos últimos dias o grande músico e poeta Genildo Costa ser lembrado em seu informativo..., em uma viagem feita a Mossoró uns anos atrás tive oportunidade de vê-lo cantando e comprei um cd... melhor coisa que já fiz... ele é mesmo brilhante. Lívia Cavalcanti". – Obrigado Lívia, concordamos com o que você diz. Passarei este depoimento ao amigo Genildo, volte sempre a nossa Mossoró tá?.
ü Há 234 anos (05/08/1774) foi concedida a licença para a construção da Capela de Santa Luzia. Os historiadores consideram esta data como o início da fixação demográfica de Mossoró.
ü Há 63 anos, 05/08/1945, explodiu a primeira bomba atômica em Hiroxima e Nakasaki/Japão.
ü Nossos leitores: Profa. Cléoman Costa, Élson Belém, Fca. Vasconcelos - Datanorte, Flávio Rezende – Jornalista e Escritor, Prof. Oséas Costa e Wilson Farias – Sindicalista.
**********PANO RÁPIDO**********
v Governo Federal cria Fundo Amazônia, que poderá captar até U$$ 1 bi/ano para ações contra desmatamento. FONTE: Blah!/Globo.com, 01/08/2008;
v Polícia Federal e FBI prendem hacker brasileiro na Holanda, acusado de vender acesso em PCs que ele invadiu ilegalmente. FONTE: Blah!/Globo.com, 30/07/2008;
DEDICO esta edição aos/as profissionais da saúde e farmácias pelo Dia da Saúde e Dia da Farmácia.


"Quem canta...
Não há vacina, nem vitamina / Pega só de olhar / Não tem benzedeira, chá de erva-cidreira / Capaz de curar, a gripe do amor... . ("A Gripe do Amor" – Composição: Rita Lee e Roberto de Carvalho, Canta: R. Lee).
os males espanta".




*Hermes Alves de Oliveira (49) é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos, em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN, passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e há sete anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN.

______________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre qualquer assunto abordado nesta página da internet. A sua opinião é muito importante para a realização do nosso trabalho.

José Maria Alves - Editor Geral