7 de abril de 2008


SISTEMA JMA JORNALÍSTICO
Coluna de José Maria Alves
Ano I - Nº 037/2008
´Móssoró (RN) 07 de abril de 208



A Fotos: sistema jma








As enchentes que castigam todo o interior do Rio Grande do Norte, especialmente a região oeste e a cidade de Mossoró, têm trazido uma série de transtornos para centenas de famílias, que durante todo o sábado e domingo últimos, tiveram que deixar às pressas as suas residências invadidas pelas águas.

A situação é ainda mais crítica no vale do Açu, tendo em vista a sangria da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, um dos maiores reservatórios de água da região Nordeste.

Por decisão unânime dos que fazem o Sistema JMA ficou definido que, pelo menos nos próximos quinze ou vinte dias, serão deixados de lado os assuntos considerados da área jurídica, para que também este BLOG possa se empenhar na divulgação das providências que estão sendo adotadas para amenizar a situação.
___________________________________________________________________
Durante toda a tarde do sábado, domingo e segunda-feira, integrantes do SISTEMA JMA percorreram as áreas alagadas pelo rio Mossoró, conversando com os moradores e observando as providências que estão sendo adotadas pelo poder público e por centenas de voluntários das mais diversas instituições.
__
ROUBOS
A equipe do SISTEMA JMA, quando se encontrava no final da tarde desta segunda-feira em algumas áreas da ilha de Santa Luzia, foi surpreendida com a informação, segundo a qual, uma série de roubos estavam acontecendo nas residências, cujos proprietários haviam deixado o local, expulsos pelas águas do rio Mossoró.
As informações indicavam que até algumas parabólicas haviam sido levadas de residências na ilha de Santa Luzia, uma das áreas mais críticas da cidade de Mossoró.
____________________________________________________________________
ENGARRAFAMENTO
Foi considerado um dos maiores dos últimos anos, o engarrafamento registrado no final da tarde desta segunda-feira, na avenida Presidente Dutra, especialmente nas proximidades das pontes Castelo Branco e Jerônimo Rosado, com centenas de curiosos desejando ver o "espetáculo" das águas do rio Mossoró.
As últimas informações chegadas ao nosso conhecimento indicavam que subiu de trinta e seis para quarenta e dois, o número de municípios do estado do Rio Grande do Norte, em Estado de emergência, a maioria na região oeste, por conta das enchentes que castigam toda a região.
______________________________________________________________
VISITA
A prefeita Fafá Rosado visitou no final da manhã de hoje, as áreas alagadas no bairro Alto da Conceição e informou as dez horas, que em torno de cento e vinte e cinco famílias se encontravam desabrigadas naquele bairro, número que ia aumentando gradativamente, á proporção que as águas vão aumentando na cidade de Mossoró.

Dezenas de pessoas estão ainda sem comunicação com parentes e ilhadas na zona rural do município, uma vez que os orelhões existentes apresentam defeitos ou mesmo os aparelhos estão tomados pela força das águas.
____________________________________________________________________
VALE DO AÇU
As informações procedentes do Vale do Açu e enviadas para a Rádio Rural de Mossoró, pelo jornalista Edmilson da Silva indicavam que em Açu já são em torno de quinhentas famílias desabrigadas pelas enchentes. O municipio de Ipanguaçu também está sendo bastante atingido e só não há água no centro da cidade.

Muitas familias estão desabrigadas, uma vez que a maior parte da população reside na zona rural.

A lagoa do Piató, no vale do Açu começou a sangrar no inicio da tarde de hoje, despejando as suas águas para o rio Panon.
______________________________________________________________
Ao meio dia de hoje, a Barragam Armando Ribeiro Gonçalves havia baixado a sua lâmina d'água em quarenta centímetros.

O hospital regional de Açu, desde a noite de sexta-feira que vem atendendo centenas de pessoas, não só do municipio, mas de todo o vale, a maioria com suspeita de dengue.
Os prefeitos dos municipios de Açu, Ipanguaçu, Carnauais e São Rafael, suspenderam as aulas em seus municipios, por conta da situação em que se encontram as estradas e as próprias instalações físicas das escolas.
______________________________________________________________
Observação: Caso você queira se comunicar com os que fazem o SISTEMA JMA Jornalístico, pode encaminhar o seu e-mail para jmariaalves@hotmail.com que teremos todo o prazer em divulgar o seu apelo, a sua sugestão, o seu recado. O Sistema JMA está totalmente voltado para prestar serviços e solidariedade às vítimas das enchentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre qualquer assunto abordado nesta página da internet. A sua opinião é muito importante para a realização do nosso trabalho.

José Maria Alves - Editor Geral