7 de fevereiro de 2008

“DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO - Coluna de Noticias”
Edição Nº 033 - Atualizado às 12hs. - Fontes de informação: rádios, tvs, jornais e e-mails.
Hermes Alves de Oliveira (Mossorense, Funcionário Público Estadual e Sindicalista).
Contatos: (084) 9921-5275/8848-2592 – hermesoliveira1@hotmail.com
------------------------------------------
MOSSORÓ/RN, quinta-feira, 07 de fevereiro de 2008.

A PAUSA NO CARNAVAL me foi proveitosa para trabalhar e não para brincar. Estava precisando de um feriadão para organizar minha lista de e-mails pois, o que tinha de duplicidade e devolução foi o bastante para os meus pulinhos. Mas valeu a pena!

CARTÕES DE IDENTIFICAÇÃO do PSV – Processo Seletivo Vocacionado da UERN, o vestibular da instituição, serão entregues os dias onze e quatorze de fevereiro. Quem não pegar no período terão nova oportunidade nos dias 28 ou 29 com pagamento de taxa e as provas acontecem nos dias dois e três de março.
Os candidatos devem acessar o site www.uern.br/ ou fone (84) 3315-2153 para ver o seu dia de recebimento que está dividido em grupos, Grupo 1 (dia 11) e Grupo 2 (dias 12, 13 e 14). A COMPERVE alerta que o candidato deve pegar o cartão pessoalmente, não é aceito via procuração.

DO EMERSON LINHARES li em seu blog a seguinte frase: “eu não sei nem pra onde vai isso” em referência ao radialista J. Belmont que é orkuteiro.
Como eu também Emerson, nem sei pra onde vai e nem quero ir! Se você for não me chame, prefiro ficar. Leia anexo, “A Verdade Sobre Orkut” do Marco André Vizzortii – Prof.de Informática da USP.

SESSÕES DE CÂMARAS MUNICIPAIS poderão ser transmitidas pelo rádio, é que a Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática aprovou no dia 12 de dezembro, substitutivo do deputado Júlio César (DEM-PI) ao Projeto de Lei 5082/05, do deputado Givaldo Carimbão (PSB-AL), que regulamenta a transmissão das sessões das câmaras municipais por rádio comunitárias, educativas e comerciais.
Pelo substitutivo aprovado, as emissoras poderão transmitir as sessões deliberativas das câmaras de vereadores mediante contrato, oneroso ou sem ônus, estabelecido entre as partes. A proposta original previa a transmissão obrigatória, em municípios de até 200 mil habitantes. No caso de haver mais de uma rádio no município, as emissoras deverão se revezar para garantir a transmissão das sessões.
Outra novidade no substitutivo aprovado foi a inclusão de emenda do deputado Fernando Ferro (PT-PE) que assegura, no processo de digitalização do sistema de rádio, a existência de canais públicos no Plano Básico de distribuição de canais de radiodifusão sonora em Freqüência Modulada (PBFM), e no Plano Básico de distribuição de canais de radiodifusão sonora em Ondas Médias (PBOM). O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado ainda pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. FONTE: Agência Câmara.

COORDENAÇÃO NACIONAL DO GRITO marca o primeiro encontro para definir lema, eixos e objetivos para a 14ª Edição do Grito dos Excluídos para o dia 21/02. As sugestões devem ser encaminhadas até o dia quatorze de fevereiro. Em Mossoró, Carlos Antônio (SECOM) presta esclarecimento e encaminhamento através do e-mail (mossorocarlihos@ gmail.com).

TARIFA BÁSICA DE TELEFONE foi o principal alvo de ligações para o serviço 0800 da Câmara. De acordo com a chefe da Central de Comunicação Interativa da Câmara, Fátima Novais de Sousa, desde 2004 houve 1.177.345 (66% do total) telefonemas de apoio ao projeto, sendo que 257.729 só no ano passado. O projeto de lei 5476/01 acaba com a cobrança da tarifa básica de telefone, 1 milhão de pessoas pedem fim da tarifa básica de telefone.
O debate sobre o reajuste dos deputados fez com que o número de mensagens encaminhadas via e-mail saltasse de 3.810, registrado em novembro de 2006, para 17.155 em dezembro daquele ano. FONTE: Agência Câmara.

MEGA SENA ACUMULA NOVAMENTE e o próximo sorteio deverá chegar a R$ 16 milhões. Os números sorteado ontem foram: 10, 11, 15 27 53 e 60. Boa sorte!

FIQUE SABENDO... A Lei Orgânica do Distrito Federal, a exemplo da Constituição Federal, prevê que cabe à Câmara Legislativa, com sanção do Governador, legislar sobre a proteção a idosos.
No art. 207, inciso XVI, que o Sistema Único de Saúde do Distrito Federal deve garantir o atendimento médico-geriátrico ao idoso na rede de serviços públicos.
É garantida, no art. 217, a assistência social à velhice, independentemente de contribuição.
O art. 270 assegura ao idoso como dever da família, da sociedade e do Poder Público:
a) o amparo a pessoas idosas e sua participação na comunidade;
b) a defesa de sua dignidade, bem-estar e direito à vida;
c) a coibição de toda forma de negligência, discriminação, exploração, crueldade e opressão.

REGISTRO:
O Museu Municipal Jornalista Lauro da Escóssia foi Criado em 1948, e desde 1992 está instalado no Centro Histórico Cultural Manoel Hemetério, prédio da antiga cadeia pública, possui preciosidades da cultura regional com acervo distribuído em galerias e seções. O movimento abolicionista, o primeiro voto feminino na América do Sul, a resistência de Mossoró a Lampião têm registros em documentos e objetos da época.
Há uma galeria de ex-presidentes da Intendência Municipal e de ex-prefeitos e outro com dirigentes da Assembléia de Deus, primeira denominação evangélica a instalar-se na cidade.
No salão principal, há uma pinacoteca de artistas locais. Nesse espaço se reúnem a Academia Mossoroense de Letras (AMOL), a Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço (SBEC), o Instituto Cultural do Oeste Potiguar (ICOP) e a Comissão Municipal do Folclore.
A seção de arqueologia indígena é a maior do Rio Grande do Norte. Sua importância é reconhecida, nacionalmente, em registro na Universidade Federal de Pernambuco. São também destaques peças de peixes fossilizados. Conheça também o Museu do Petróleo, na Estação das Artes Eliseu Ventania.
- Endereço: Mossoró/RN, Pça. Antônio Gomes, 514 - Centro - Fone: (0xx84)315-4778.

DEDICO esta edição aos trabalhadores em gráficas, hoje (07/02) é Dia do Gráfico.

**********PANO RÁPIDO**********
v Eleitor tem três meses para requerer título ou mudar de domicílio. Propaganda eleitoral liberada em seis de julho. FONTE: Blah!/Globo.com, 06/02/2008;
v Sob o tema defesa da vida, CNBB lança Campanha da Fraternidade que condena o aborto e a eutanasia. FONTE: Blah!/Globo.com, 06/02/2008;
v DENATRAM vai fazer mudanças no texto do DUT para evitar problemas na hora da transferência de veículo. FONTE: Blah!/Globo.com, 31/01/2008;
v Relatório da Human Rights Watch critica impunidade no Brasil e destaca a violência policial no Rio de Janeiro e São Paulo. FONTE: Blah!/Globo.com, 31/01/2008;

“Quem canta...
A vida passa eu telefono e você já não me atende mais... (Paulo Diniz).
...os males espanta!!!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre qualquer assunto abordado nesta página da internet. A sua opinião é muito importante para a realização do nosso trabalho.

José Maria Alves - Editor Geral