4 de junho de 2011

Sistema JMA -Responsabilidade e Seriedade
Mossoró (RN), sábado 04 de junho de 2011
José Maria Alves - Diretor Presidente
________________________________________________________________________

sexta-feira, 3 de junho de 2011

22h - TV Teatro: O Mercador de Veneza

Warren Mitchel faz Shylok
O Mercador de Veneza, a polêmica peça teatral de William Shakespeare, é o destaque desta noite em TV Teatro. O texto foi escrito entre 1594 e 1597, num período em que os judeus estavam fora da Inglaterra - foram expulsos em 1290 e só puderam voltar 365 anos depois, em 1655. Isso explica o caráter anti-semita da peça de Shakespeare, que retrata a imagem preconceituosa que os ingleses tinham dos judeus naquela época, concentrada no personagem Shylok. Tudo começa com um empréstimo pedido por Antonio - o mercador de Veneza - a Shylok. A garantia pedida pelo agiota, caso a dívida não seja paga, é uma certa quantia da carne de Antonio. Mais uma produção impecável da BBC, com reapresentação no domingo, também às 22h.

_________________________________________________________

21h - Inglês com Música: Like a Prayer

Na edição diária deInglês com Música, a professora Marisa Leite de Barros e a cantora Amanda Acosta trazem a pronúncia correta das palavras e a tradução de letras de canções famosas. Nos programas desta semana, elas trabalham com a música Like a Prayer, de Madonna, canção do álbum de mesmo título, que é o quarto de estúdio da cantora, lançado em 21 de março de 1989 pela Warner Music. Considerado um dos melhores de sua carreira, vendeu cerca de 15 milhões de cópias em todo o mundo.

20h30min - Histórias da História de São Paulo: Novas Ideias

Hoje à noite tem mais um capítulo deHistórias da História de São Paulo, série baseada no livro Breve História do Estado de São Paulo, do historiador Marco Antonio Villa. Cada episódio destaca um aspecto da história do estado, visitando os locais onde se passaram os fatos decisivos do período estudado. Foram feitas gravações em 24 cidades de três estados. 

O quinto episódio se chama Novas Ideiase mostra que a cidade de São paulo, até os anos 20 do século XIX, tinha sua população longe do núcleo urbano e era gente que mal falava o Português. Mas essa realidade se transforma com a criação da Academia de Direito, atual Faculdade de Direito da USP. No Largo São Francisco nasceram uma geração de escritores e novas ideias que levarão a importantes transformações políticas no país, como o abolicionismo.

Marco Antonio Villa
O programaHistórias da História de São Pauloé narrado pelo professor da Universidade Federal de São Carlos, Marco Antonio Villa, mestre em Sociologia e doutor em História Social pela Universidade de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre qualquer assunto abordado nesta página da internet. A sua opinião é muito importante para a realização do nosso trabalho.

José Maria Alves - Editor Geral