9 de junho de 2011

Expofruit 2011 movimenta a cidade de Mossoró







          Iniciada ontem (08) no município de Mossoró- distante 277 km de Natal, capital do Rio Grande do Norte, mais uma edição da Feira Internacional de Fruticultura Tropical Irrigada- Expofruit 2011, cujo tema é “A fruticultura sustentável deixa o mundo mais saudável”.

           O evento, realizado na Expocenter, instalado no campus da  Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA) reune  em um só local produtores, compradores, fornecedores de insumos, equipamentos e serviços ligados ao setor agrícola, distribuídos em uma área de 15 mil m2 e 320 estandes.


          Uma das novidades da planta desse ano é que as ruas têm  nomes dos vales produtores da região, como Rua Vale do Baixo Assú, Rua Vale do Jaguaribe, Rua Vale do Apodi, Rua Mossoró e Rua Baraúnas


SEGURO RURAL:



Na programação da EXPOFRUIT 2011, sexta-feira (10), integrantes do Coex, Fairfax Brasil Seguros, Instituto de Resseguros Brasil – IRB Brasil-RE, Pluris – RE e Blat Seguros (Espanha) vão se reunir para discutir as diretrizes para a inclusão do melão da região no Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).


Nesse encontro o grupo pretende definir a criação do seguro para o melão, que beneficiará todos os produtores do Brasil, protegendo a produção de fenômenos climáticos. “Esse é pleito antigo do setor e queremos concretizá-lo durante a feira”, destaca o presidente do Coex, Segundo de Paula.






CARAVANAS:



Caravanas, com aproximadamente 300 produtores rurais, de vários estados do Brasil e de municípios do Rio Grande do Norte estão  participando da Feira Internacional de Fruticultura Tropical Irrigada- Expofruit 2011. Para aprimorar seus conhecimentos na parte teórica e prática,os grupos, vão participar da programação científica com minicursos, palestras, seminários e clínicas tecnológicas que acontecem durante o período da feira.


Produtores de Ceará, Piauí, Alagoas, Paraíba, Pernambuco, Bahia e dos municípios do RN como Alto do Rodrigues, Apodi, Assu,Afonso Bezerra,Baraúnas,Caico,Cruzeta, Serra Negra, Caraubas,Ielmo Marinho,Maxaranguape, Macaiba, Mossoró estão  confirmando participação.






EVENTOS PARALELOS - CULTURA E CIÊNCIA


          O evento apresenta a vasta programação científica, com palestras, seminários, minicursos e clínica tecnológica, todos ministrados no período da manhã em salas da UFERSA . A programação conta ainda com o III Seminário Internacional do Comércio Justo e Solidário, III Fórum Internacional da Fruticultura, Encontro de Engenheiros Agrônomos, Encontro da Agricultura Familiar e outros eventos paralelos.

          Práticas de higienização na indústria, Drawback-regime que confere benefício aos contribuintes que praticam operações de comércio exterior são alguns dos temas dos minicursos.


           A feira é fruto da parceria de instituições como COEX - Comitê Executivo de Fitossanidade do Rio Grande do Norte, SEBRAE - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte, IBRAF, Universidade Federal Rural do Semiárido- UFERSA, EMBRAPA, Governo do Estado do Rio Grande do Norte- através da Secretaria Estadual de Agricultura, Prefeitura Municipal de Mossoró e Superintendência Federal de Agricultura do Rio Grande do Norte.

Outras informações podem ser obtidas através do http://www.expofruit.com.br/
_________________________________________________________________

                                    Segundo Paula e a EXPOFRUIT 2011

          A Expofruit 2011, que se realiza desde ontem em Mossoró, se constitui num dos mais importantes instrumentos de divulgação do nome da cidade de Mossoró, em várias partes do Brasil e em dezenas de países.

          A Expofruit - feira internacional de Fruticultura irrigada - tem sido um dos mais importantes meios de divulgação de nossas potencialidades no campo da fruticultura irrigada.

          Diante de tudo isso, faz-se necessário a citação do nome do empresário e economista Francisco Cipriano de Paula Segundo, ou Segundo Paula para os mais íntimos, que, mesmo antes de sua passagem pelo Governo do Estado, na condição de Secretário de Desenvolvimento Econômico do RN, smpre realizava viagens à vários paises, especialmente aos do chamado primeiro mundo, como é o caso da Alemanha, Inglaterra, Estados Unidos, onde levava o nome de Mossoró e divulgava a realização da Expofruit.

           Mossoró e o Rio Grande do Norte devem um agradecimento a Segundo Paula, pelo que ele sempre soube conquistar, principalmente pela confiança dos investidores internacionais, nos projetos de fruticultura aqui do Rio Grande do Norte.

          A Expofruit está consolidada, como um evento de projeção internacoional e o empresário Segundo Paula tem uma grande parcela de colaboração para que tudo isso fôsse possível e para que Mossoró pudesse receber desde ontem, tantos visitantes ilustres. Receba o nosso abraço Segundo Paula e o nosso reconhecimento.

                       José Maria Alves é  advogado e jornalista e Diretor Presidente do sistema JMA - blog e webtv. "Santa Luzia TV" 

__________________________________________________________________














Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre qualquer assunto abordado nesta página da internet. A sua opinião é muito importante para a realização do nosso trabalho.

José Maria Alves - Editor Geral